3 pilares do Social Media

Em um universo de negócios com foco nas redes sociais, é importante para nós, Social Media, entendermos como alguns pontos são cruciais para deixar o caminho em que você almeja mais próximo e em menos tempo.
Este post tem a intenção de explicar três fortes pilares para que Social Media consiga direcionar a sua carreira profissional dentro do marketing digital e ter um negócio próspero.
1. Alinhe suas entregas com seus clientes
Por que esse alinhamento é um pilar e o Social Media tem essa carta na manga?
Porque o cliente não entende de marketing e muito menos de mídias sociais.
Para ele, o que você faz é publicidade para gerar vendas e é isso.
Hoje, para uma negociação ter uma validade e ser coesa, é importante você contar sobre o que é o seu trabalho, sobre como a relação marca e pessoas é importante dentro das mídias sociais e como uma estratégia de conteúdo personalizada pode gerar muito mais conexão com as pessoas do outro lado da tela.
Outro ponto também é entender como o cliente funciona.
Alguns clientes têm um lado mais “solto”, ou seja, ele deixa você trabalhar, precisa apenas entender quando o conteúdo vai estar no ar, quando será entregue o planejamento e estratégia e os números dos relatórios das mídias sociais. Já outros perfis de clientes carregam coisas antigas com eles, por terem passado muito tempo trabalhando ou construindo uma empresa com um nível de burocracia altíssimo.
Para um projeto dar certo, o Social Media precisa se posicionar, também, perante o seu cliente e trabalhar com alguns pontos:
- Datas que acontecerão as reuniões
- Canais que serão entregues os documentos
- Deixar claro que você vai seguir o Planejamento Estratégico
- Os prazos para ser entregue possíveis pautas
- O contrato assinado com esse cliente
Quando você alinha esses pontos antes de iniciar um projeto, você demonstra para o seu cliente que ele está trabalhando com uma empresa responsável e que preza pelas boas práticas, que você pode ver em um texto que está aqui no blog (ler matéria aqui sobre as “boas práticas do Social Media” clicando aqui).
2. Não vender pacote de posts
Quem garante que dez posts por mês vai trazer um resultado para o cliente?
Principalmente se esses dez posts não estiverem dentro de uma estratégia de conteúdo que mira alcançar os objetivos da marca.
Por que se limitar a uma quantidade ou por que estabelecer essa quantidade quando se pode entregar uma linha editorial pautada em uma campanha que explora, muito melhor, o tema e produto do cliente?
Neste ponto aqui, eu não estou dizendo que você não tem que ter os seus serviços desenhados. Eu não quero dizer isso.
O que trago aqui é que você não deve, e claro, eu sugiro porque sei que esse modelo é prejudicial para o Social Media, mas quem decide se vai fazer isso ou não é você.
Outro motivo para você não praticar tudo isso é que você perde a autenticidade e personalização na criação do conteúdo.
Vender pacote de posts é vender uma “marca generalista”. O que eu chamo de marca que oferece tudo sem estratégia. E tudo isso faz você perder o poder de ser uma “marca especialista”, que gera valor sendo única, estratégica e tática.
3. Ser sincero com o seu cliente
Marketing não é mágica e dizer se o cliente está em um bom momento para fazer um bom trabalho e ter resultados é nossa obrigação.
O que eu quero dizer com isso?
Se você já não está no estágio amador, ou prático, como eu disse neste vídeo (clique aqui para ver o vídeo) provavelmente você vai se lembrar daquele cliente que queria vender muito com um orçamento de R$10,00.
Ao conversar com o Luan Mileski e Anna Guedes da agência StoicWeb lá no podcast “Hey, Social Media” e eles falaram sobre isso e detalharam a importância de dizer ao seu cliente quando podem ou não fechar um serviço com eles.
Se o seu cliente tem uma expectativa que não está dentro da realidade dele, diga pra ele que a chance dele se frustrar é GRANDE.
Aspectos como demandas, orçamento, tempo para alinhamentos e outras responsabilidades que marca precisa ter com ela mesmo, ainda são pontos que empresas brasileiras têm dificuldade para entender.
Seja sincero com seu cliente.