Introdução
Olá, aqui é o Marcos Santos (e o Social Media Marcos
Hoje, eu preciso que você e leia este post. Ele não é sobre métricas, algoritmo ou como criar um Reel viral.
É sobre algo que, se ignorado, vai garantir que nada disso importe.
Quero começar este post contando uma história pessoal sobre depressão.
Em 2020, o mundo parou. E o meu mundo desabou junto. Em março, com a pandemia explodindo, perdi meu emprego. Logo em seguida, perdi meus freelas. O “Social Media Marcos” ainda não era minha principal fonte de renda e, de repente, tudo secou.
Junto com a estabilidade, perdi o chão. Comecei a sentir uma angústia profunda, uma falta de vontade de fazer qualquer coisa. Eu não levantava da cama. Quando levantava, era para ficar sentado no sofá, encarando o nada. Um sentimento triste, pesado.
Eu entrei em uma depressão profunda.
E eu vou te contar o porquê: eu sou uma pessoa que, sem independência financeira, sem estabilidade, se sente péssima. A incerteza daquele momento, claro, foi um gatilho. Mas o que realmente me destruiu foram as dúvidas que eu criei sobre mim mesmo.
Eu não me achava um bom profissional. Eu achava que tinha errado na minha formação (sou publicitário). Eu me sentia uma fraude.
Mas teve uma escolha. Uma única escolha que eu fiz lá em 2018, que me salvou em 2020. Salvou o Marcos como pessoa e salvou o Social Media Marcos como empresa.
A escolha foi decidir ter uma vida financeira saudável.
A decisão de 2018 que salvou minha saúde mental em 2020
Vou te contar isso em duas perspectivas.
A primeira é a pessoal. Se eu não tivesse decidido, em 2018, me capacitar sobre dinheiro e finanças pessoais, eu honestamente não sei o que seria de mim hoje.
E eu digo isso “isentando” a depressão. Eu acredito que toda pessoa precisa de educação financeira, ponto.
Mas essa capacitação me deu algo que vale mais que dinheiro: tempo.
Para você ter uma noção, eu só saí de casa 2 vezes no ano de 2020 inteiro. Eu não queria nem escovar os dentes, era um estágio bem complicado da doença.
O fato de eu ter minhas finanças definidas e um dinheiro guardado (uma reserva de emergência) fez com que eu pudesse me recuperar com ajuda profissional, sem acelerar o processo. Sem ter que passar por cima da doença para pagar boletos.
Agora, imagine o cenário oposto.
Imagine se eu não cuidasse do meu dinheiro e precisasse trabalhar enquanto estava com depressão?
Imagine ter que procurar emprego, ser criativo, prospectar clientes, no meio daquela incerteza de mercado e com uma tristeza profunda me consumindo?
Eu não teria conseguido. Simples assim.
A Perspectiva 2: A Sobrevivência da Empresa
Muito do que eu conquistei de 2021 para cá vem dessa escolha.
Hoje, o Social Media Marcos é uma empresa sólida. Mas ela poderia nem ter tido continuidade, assim como milhares de negócios (muitos maiores que o meu) que fecharam na pandemia.
Eu só consegui continuar com a empresa porque ela também tinha um caixa. Ela não teve um déficit financeiro que a obrigou a fechar as portas. Ela sobreviveu à seca e, depois que eu me recuperei, conseguiu agregar novos clientes e crescer.
O erro financeiro Nº 1 que você está cometendo agora
E é por isso que o nome deste post é, para mim, o erro número 1 do Social Media e do profissional de marketing que começa hoje.
É muito legal ser proativo. “Fazer acontecer”, entregar as demandas, ser criativo.
Mas o que acontece quando o inesperado vem?
Nós, como Social Medias, nos concentramos em aprender a parte técnica. Mas negligenciamos a estrutura.
Faça a si mesmo estas perguntas, com total honestidade:
Você tem 2 clientes hoje. Se os dois saírem no mesmo dia, quanto tempo sua “marca” (sua agência de eu-sozinho) permanece no ar?
Quanto tempo essa marca se mantém pagando as ferramentas (Canva, etc.)?
Quanto tempo você consegue pagar o seu salário (ou suas contas pessoais)?
Se a resposta for “nem um mês”, você está vivendo no fio da navalha.
Finanças, sejam pessoais ou empresariais, são assunto para ontem.
Eu aprendi isso de verdade em 2020, mesmo tendo tomado a iniciativa em 2018. Foi só depois que eu senti na pele a dor de precisar daquela reserva, que eu entendi o valor dela. Demorei 5 anos para ter coragem de trazer essa história para vocês.
Então, para você que quer tocar seu negócio de Social Media, seja como autônomo ou com sua agência crescendo, pense nas finanças. Pense em como o dinheiro pode ser a ferramenta que vai te salvar na sua caminhada.
Para que, caso você tenha um “PROBLEMÃO” como eu tive, sua vida não vire de pernas para o ar.
Como corrigir esse erro ainda hoje
A saúde da sua agência é um reflexo direto da sua saúde financeira.
Se você deseja saber mais sobre como organizar suas finanças pessoais e, principalmente, como estruturar as finanças da sua agência de Social Media, eu tenho uma solução para esse problema.
A Black Social 2025 vai trazer um módulo inteiro dedicado a isso. Serão 3 cursos pelo preço de 1, e eu te garanto: não é papo de guru, não é promessa de dinheiro fácil. São cursos práticos que vão agregar (e muito) na sua formação profissional.
Chega de trabalhar só para pagar boletos.
Vou deixar o link da comunidade Social Media Marcos para você entrar e receber uma oferta com um desconto ainda maior.
O texto de hoje fica por aqui, mas a nossa conversa continua. Cuide do seu dinheiro como você cuida do feed do seu melhor cliente.
Link da comunidade: https://chat.whatsapp.com/BlTDbhW1bY82fD38Djqd1S
Para saber mais informações como essa, veja os outros textos aqui no Blog Social Media Marcos e siga o Social Media Marcos aqui nesta mídias:
Linkedin: Marcos Santos
Instagram: @socialmediamarcos
Tiktok: @socialmediamarcos
Youtube: Social Media Marcos





