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Algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram e como usar ele ao seu favor

Vou começar esse post de blog com uma definição da Nuvemshop sobre o algoritmo: O algoritmo do Instagram é um conjunto de regras e processos utilizados pela plataforma para determinar quais conteúdos aparecem no feed dos usuários, no explorar, nos reels e em outras partes do aplicativo.

Entendendo essa definição, uma pessoa que não está acostumada com a plataforma, para e pensa: “Entendi! O que eu postar de
conteúdo será compartilhado com todas as pessoas que têm algum tipo de conexão comigo”. Mas como Social Media, sabemos
que não é assim que funciona na prática. O algoritmo depende de várias combinações, acho que essa palavra que melhor descreve
o Instagram nos dias atuais.

Criado em 2011, o primeiro perfil no Instagram foi o de seu co-fundador Kevin Systrom, em 16 de julho de 2010. Systrom postou um instantâneo simples de um cachorro ao lado de uma bicicleta, marcando não apenas o início de uma plataforma, mas também o nascimento de uma nova era na comunicação digital.

Quando o Instagram foi lançado no Brasil? O lançamento do Instagram no Brasil não foi apenas a introdução de uma nova rede social, mas o estabelecimento de uma plataforma que se tornaria parte integrante da cultura digital do país. A rede chegou ao país em 2012, com uma proposta inovadora de compartilhamento visual.

O Instagram teve uma trajetória “meteórica” desde o seu lançamento, em outubro de 2010, e a simplicidade foi uma de suas principais características. A interface intuitiva, por exemplo, aliada à facilidade de capturar e compartilhar momentos, atraiu uma ampla gama de usuários, independentemente de sua experiência em redes sociais.

Ao longo dos anos, o Instagram não se contentou em ser apenas uma plataforma de compartilhamento de fotos. Na última década,
tem feito um esforço extra para se atualizar com base no histórico de preferência das novas gerações: os vídeos.

Mas, o ponto desse post blog é para falarmos sobre algoritmo. Vamos entender melhor como esse elemento importante funciona dentro da plataforma.

O Básico sobre algoritmo

O algoritmo, dentro de uma mídia social, tem o trabalho de identificar os assuntos que, um determinado usuário, se identifica mais enquanto ele busca, compartilha e consome conteúdos.

O que isso significa? Significa que cada vez que você busca sobre futebol, dentro do Instagram, por exemplo, você dá uma direção
para que o algoritmo entenda o que pode te fazer ficar preso dentro da mídia social. Sim, preso. Entenda que uma plataforma quer te prender ali dentro para que você consuma cada vez mais a plataforma gerando mais oportunidades de negócios para ela (já já conversamos sobre isso)

Como funciona o algoritmo?

Muitos Social Media me perguntam como realmente funciona o algoritmo. Depois de entender a base, vamos entender a sua distribuição por cada formato.

O formato reels, que foi incorporado dentro da plataforma, tem uma peculiaridade que é entregar o conteúdo para 40% ou até 50% de pessoas que não seguem o perfil que postou esse mesmo conteúdo. Por quê? O Instagram está mudando algumas regras e, nos últimos meses, está entregando conteúdo de criadores menores para mais pessoas, para incentivar pequenas marcas, também, a entrarem dentro da plataforma e oferecer seus produtos e serviços por lá.

Essa entrega está beneficiando as pessoas que se dedicarem a preparar um ótimo material para postar em seu Instagram.

Conteúdos de entretenimento, educação e informação, podem ser a chave para que você aumente a base de uma marca de uma maneira orgânica dentro da plataforma.

O formato carrossel e estático são direcionados para as pessoas que já te seguem e que interagem com a sua conta dentro da mídia social. É possível conquistar novas contas dentro desses novos formatos? Com certeza. Mas saiba que o direcionamento desses formatos está mais “preocupado” em atrair a atenção daqueles que já seguem o seu perfil dentro do Insta.

Tudo isso acontece pelo Instagram combinar todos os seus dados e encontrar a hipótese que de os usuários preferem receber e se engajar com os conteúdos de influenciadores ou criadores preferidos de quem está atrás da tela do celular e dos familiares ou amigos dessa mesma pessoa.

A Mlabs, empresa que dispobiliza serviços de software de agendamento de posts, traz que o Instagram considera a popularidade do post (curtidas, comentários, salvos etc) e outras informações sobre o conteúdo, como quando ele foi postado e qual a sua duração (no caso de vídeos) e qual a sua localização.

A empresa ainda complementa que o critério avaliado aqui é a importância daquela pessoa para o usuário. Para identificar o quão interessante um perfil pode ser para o usuário, a rede social avalia a quantidade de interação com o perfil nas últimas semanas.

Para complementar o racíocinio, a empresa destaca que em atividades, o Instagram detecta os principais interesses do usuário para priorizar o tipo de conteúdo que será mostrado primeiro. Essa análise é feita com base em alguns sinais como a interação do usuário com determinadas publicações, quantos posts foram curtidos etc.

O histórico de interação com outros perfis, podem determinar o quão interessado o usuário está em determinado perfil, o algoritmo analisa se as duas partes comentam ou não nas postagens entre si.

Após identificar esses sinais, o algoritmo faz uma série de previsões sobre a probabilidade de interação do usuário com publicação de maneiras diferentes. No Feed, por exemplo, as interações avaliadas são comentários, curtidas, salvos e toques na foto do perfil.

Alguns critérios são levados em consideração para restringir o conteúdo, como postagens da mesma pessoa em sequência, os Stories que foram compartilhados do Feed, entre outros.

O que ativa o algoritmo na plataforma?

Além de sempre estar fazendo uma postagem dentro do Instagram, é importante saber o que ativa o algoritmo também.

Uma das coisas que faz o algoritmo ser ativado é manter as respostas nos comentários de marca parecidas com a do segmento
que você está. Por quê? Porque as pessoas e marcas que interagem umas com as outras dentro da plataforma, demonstram o interesse em receber conteúdo parecido com o do seu segmento, e além disso, sempre iniciam ou participam de outras interações.

Uma marca precisa de retenção, atenção e interação; Esse conjunto de coisas fazem o Instagram inteder que sua conta é relevante para os usuários/pessoas.

Outra coisa que ativa o algoritmo é produzir conteúdos com algumas sacadas. Exemplo: reels que alteram as câmeras, reels que
contam uma história bem espontânea e carrosséis que descrevem momentos únicos para o segmento ou para a pessoa que está
inserida no segmento.

Terceiro ponto é utilizar todos os recursos que a plataforma oferece para você. Quando o Insta sobe uma nova forma de criar,
remixar ou qualquer coisa como essa, ele quer que aquilose popularize. Então,utilizar esses recursos é o mesmo que deixar
seu perfil no radar da plataforma como se quisesse dizer: “me impulsiona!!!”.

Essa é uma parte importante para você usar o algoritmo ao seu favor.

Uma dica importante: sempre crie conteúdo para as pessoas para que elas possam ativar, junto com você, o algoritmo
da vida humana que é o compartilhamento de informações.

Por que o Instagram quer te mantar ativo na plataforma?

Lembra a parte que te falei sobre os negócios do Instagram? Então, quanto mais tempo você passa dentro da plataforma,
mais tempo você está propenso a gerar um negócio para uma marca que investe em anúncios dentro do próprio Insta.

Por isso o algoritmo é treinado para entregar os contéudos que você gosta. Eu citei o futebol, por exemplo, mas pense que
se você clica em um anúncio de camisetas de time, você receberá outros anúncios referentes a esse de camisetas de time para decidir se vai comprar ou não.

E vai que numa dessa compra.

Tudo dentro da plataforma de conteúdo chamada Instagram é negócio.

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