social media marcos

Marcas vs Criadores de Conteúdo

Por que criadores de conteúdos são essencias para as marcas?

Tudo está mais caro. O valor de uma verba de marketing em 2024 está mais cara que em 2015 (aqui estou fazendo um recorte apenas para o digital).

Segundo a Exame, o investimento em publicidade online subiu 8% (chegou a 35 bilhões) em 2023.

Com esses valores aumentando todo ano, os criadores de conteúdo viraram uma ótima solução para uma marca compartilhar sua mensagem, ampliar seu awareness e gerar novas vendas.

Quem são os criadores de conteúdos?

Nem sempre criadores de conteúdo são personalidades muito populares como é o caso dos influencers, profissionais como os ghost writers também trabalham para dar visibilidade e aumentar a visibilidade da marca, porém, sem se tornarem conhecidos por isso.

Então, podemos definir como criadores de conteúdo, os profissionais que têm capacidade de gerar conexão emocional com o público-alvo de uma forma original e autêntica. Para isso, eles podem contatar a própria audiência ou ainda ajudar sua empresa a construir a própria base de seguidores.

O ponto-chave deste perfil de profissional, é que ele é capaz de desenvolver conteúdos de valor. Seus conteúdos podem ser apresentados nos mais diferentes formatos, impactando positivamente um público específico.

Formatos e canais para a criação de conteúdo

Pense no último problema que você teve e usou a internet para encontrar soluções para este. Dependendo da complexidade, você provavelmente leu artigos, assistiu a reviews sobre o assunto e talvez até tenha baixado algum infográfico para saber mais.

Apesar do vídeo ser um formato de conteúdo muito popular, existem diferentes meios de acessar o seu público e certamente quanto maior a exposição da sua marca nos diferentes formatos de materiais, melhor será a experiência do usuário.

O marketing com criadores de conteúdo apresenta uma diversidade de formatos desde posts em redes sociais até e-books, infográficos, vídeos, podcasts e blogs. Dessa forma, você consegue desenvolver materiais para os formatos favoritos da sua persona.

Além disso, este é um trabalho que alcança diferentes canais, encontrando sua audiência em:

Os números sobre criadores de conteúdo digital

A criação de conteúdo para as mídias sociais tem, aproximadamente, segundo a Nielsen, quase 11 milhões de pessoas  trabalham diariamente com esse modelo de negócio.

Segundo a Squid , que realizou uma pesquisa com um número de amostra com 4.500 creators por todo Brasil, 94% dos creators gostariam de trabalhar exclusivamente como creator, 59% amam marcas que apoiam a diversidade, 81% dos jovens entrevistados estão no TikTok e 360 marcas foram citadas sem a pesquisadora perguntar, o que indica um carinho e preparo por parte dos produtores de contéudo.

Esses números mostram o quão forte é a classe dos criadores de conteúdo no Brasil.

A Squid ainda passa outros dados com sua pesquisa: a grande maioria dos criadores de conteúdo digital no Brasil são mulheres: 74,7%. Os homens correspondem a 19,1% do total, enquanto 0,9% se identificam
como não-binários; 0,4% como mulheres trans; 0,2% como homens trans e 4,7% com outras classificações de gênero.

A maior parte desses criadores de conteúdo reside na região Sudeste (61%). No Nordeste, estão 19% dos creators brasileiros e 11% estão na região Sul. O Centro-Oeste concentra 6% deles e a região Norte, 3%.

Uma parte que achei uma surpresa dentro da pesquisa foi o número de creators pela idade. Aqui vão eles.

Os milennials são o grupo predominante entre os criadores de conteúdo: 36% deles têm de 30 a 39 anos. Em segundo lugar, correspondendo a 26% do total, está a faixa que a Squid classifica como Zennials (com idade entre 24 e 29 anos). Os Gen Z (pessoas de 16 a 24 anos) são 21% do total e a geração X, composta por pessoas com mais de 40 anos, correspondem a 17% do total.

Apesar de todas as piadas que a geração Z faz com os millenials, percebe-se que o mercado para a criação para as mídias sociais é bem movimentado por eles. Outros dados importatíssimos

Pelo recorte racial, o mapeamento aponta que 49% dos criadores de conteúdo são brancos31% se identificam como pardos. Os pretos correspondem a 16% enquanto 4% são pessoas de outras etnias.

Já que estamos informando os dados para que você entenda como as pessoas se enquadram dentro dessa área de atuação, é preciso entender como estão as bases desses criadores.

Apesar de a atuação como influenciador e criador de conteúdo digital ter como símbolo, muitas vezes, pessoas que contam com milhões de seguidores e alcançam a fama no ambiente digital,  boa parte dos criadores vive uma realidade bem diferente.

Segundo a Squid, a grande massa dos creators brasileiros tem uma base menor de seguidores: 41% contam com até 10 mil seguidores e 37% possuem de 10 mil a 50 mil seguidores. Apenas 1,3% estão no topo da pirâmide, com mais de 1 milhão de seguidores.

O portal ainda destaca a importância que as pessoas estão dando para a profissão creator no Brasil (abre aspas):

“Atualmente, ser um influenciador, um criador de conteúdo digital, se tornou um sonho. É como, anteriormente, era o sonho de ser um jogador de futebol para algumas gerações. Mas vemos que são esses micro influenciadores que compõem boa parte da base e que tem um papel de alcançar os públicos e nichos que as marcas querem atingir”, analisa Duda Dias, market strategy e insights da Squid, responsável pela condução da pesquisa.

Todos esses dados estão sendo apresentados para que você possa visualizar cada situação para uma marca.

As divisões entre os criadores, faz com que uma marca encontre a melhor opção para “espalhar” sua
mensagem nas redes sociais.

Esse desafio vem de uma análise única, mas muito importante, para que você converta um objetivo em aumento de conhecimento de marca, aumento da cosciência de um produto e, como já escrevi aqui, o aumento das vendas (em um curto ou longo prazo).

Um criador de conteúdo é importante para uma marca, assim como a água é importante para o corpo humano.

Um anúncio de um influenciador (não criador de conteúdo) pode estar na primeira etapa do funil (reconhecimento e expansão de marca) para que todos tenham consciência sobre quem é a marca.

Um conteúdo produzido por um creator, faz as pessoas que são super engajadas compartilhar sobre os benefícios do produto ou serviço pelas dm’s de um Instagram da vida, por exemplo.

E tudo isso pode ser feito já no fundo do funil, já que a marca (suponhamos) fez a tarefa de casa e mapeou os criadores de conteúdos que mais se alinham com seus propósitos.

Autenticidade, alinhamento com o público e com alta credibilidade em nichos específicos, os criadores de conteúdo se transformaram em uma excelente estratégia para o marketing de qualquer empresa. Talvez o ponto fundamental desta busca seja encontrar quem fala para sua persona.

Para dar números, com o olhar das empresas, segundo o IAB  (Interactive Adversiting Bureau), em parceria com o Tal Shoppe, 92% das empresas, que usam esse modelo de negócio, concordam que o conteúdo feito por um criador tem uma boa entrega de acordo com seus objetivos.

Como as marcas podem se destacar no mercado de criadores de contéudo?

Principais pontos para considerar um criador de conteúdo para uma marca:

  • Valores definidos por parte do criador;
  • Estilo de comunicação em seus conteúdos;
  • Compromissos com a sociedade (xô preconceito);
  • Clareza e combinação de público;
  • Estratégia de Branding;

 

A definição dos valores do criador, vai demonstrar para as pessoas que recebem a mensagem, quem é a sua marca e como ela quer ser vista e apresentada para o mundo.

o Estilo de comunicação está aliado a como a marca “fala” nas mídias sociais (exemplo: Guaraná e Coisa Nossa).

Compromissos com a sociedade, acredito eu, que não é preciso dizer como vai destruir a reputação da marca, né?

Clareza e combinação de público é juntar padrões no que vai ser postado nas mídias sociais da sua marca e no perfil do criador de conteúdo.

Estratégia de Branding. Aqui é onde sua marca pode começar a renovar sua audiência de uma maneira sutil, mas com muita eficiência.

Por isso, quando você estiver considerando o marketing com criadores de conteúdo, entenda o que seu público deseja e procure entregar soluções criativas e originais. Dessa forma, é possível aproveitar da melhor forma sua estratégia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts recentes