Quais os cursos que Social Media pode fazer? do seu título aqui

Em 2024, cursos, mentorias e infoprodutos estão em alta e a previsão é aumentar a oferta para que o mercado autônomo seja cada vez mais fomentado.
Para se ter uma ideia, em meados de 2020 essa profissão já estava com uma média de crescimento anual de 122%!
No mercado de Social Media não é diferente. Com as mídias sociais ganhando um papel importante nas estratégias de marketing digital, a busca e as ofertas por um curso de Social Media aumentaram muito.
Com a ascenção do mercado digital e, um “barateamenato” no valor de investimento em publicidade, muitos empreendedores
também estão se capacitando para trabalhar nas mídias sociais de maneira autentica e profissional.
Dentro desta temática, as ofertas, nem sempre, estão de acordo com o conhecimento necessário para o Social Media se destacar nas redes sociais.
Diante de tudo isso, o que buscar em um treinamento de Social Media para ter sucesso dentro dessa carreira?
O que faz um Social Media?
As pessoas utilizam as redes sociais há muito tempo, desde o Orkut, que é a primeira grande rede social, até o TikTok que foi o último grande destaque entre as plataformas.
Você, que está lendo esse texto, provavelmente está na frente do seu computador ou em lendo esse artigo no celular e, a qualquer momento, pode entrar em uma mídia social para engajar com seus amigos.
Mas a real importância deste blog é responder essa pergunta: o que faz um Social Media?
Basicamente, o trabalho de um Social Media nos dias de hoje é gerenciar perfis nas mídias sociais de maneira estratégica e harmonica com os propósitos de uma marca, seja ela pessoal ou empresarial.
Para deixar mais claro, a pergunta certa que vou responder é como gerenciar perfis dentro de uma mídia social.
Esse é um processo que o Social Media precisa buscar elementos necessários para entender melhor uma marca. De nada adianta você criar conteúdos sem entender a história da marca e a história da construção de um produto e serviço.
Quando alguém fala sobre gerenciar, algumas pessoas não compreendem o real significado desse cargo. Gerenciar é tomar decisões estratégicas e táticas para guiar os objetivos e metas do cliente que está sendo atendido do ponto A para o ponto B.
No caso do Social Media é coletar todas e mais importantes informações sobre uma marca para contar sua história de maneira criativa dentro da mídia social que uma marca precisa estar.
Para tomar essas decisões o conhecimento do profissinal precisa ser amplo (sobre o seu segmento, neste caso marketing) e específico (no caso, o segmento do cliente)
Tudo isso para proporcionar as melhores oportunidades para que a comunicação flua de maneira orgânica para destacar a empresa como uma autoridade em seu segmento.
Agora que você sabe o que um Social Media faz, é importante te contar que você também encontra esse cargo com o nome de gestor de redes sociais ou analista de mídias sociais no mercado tradicional de trabalho.
Como é a rotina de trabalho de um Social Media?
Com o amadurecimento da carreira de Social Media, a rotina, a cada ano que passa, ganha novas camadas. Muitas pessoas estão vivenciando o prazer de trabalhar no formato home office ao conseguirem criar sua agência. Mas, de modo geral, Como a rotina do gestor de mídias sociais funciona?
Muitas mudanças acontecem com a internet que, cada vez mais, é municiada com conteúdos de todos os segmentos e formatos. Com as plataformas Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Linkedin, entre outras, a evolução na maneira de se comunicar está promovendo muita entrega e criatividade por parte do Social Media.
Realizei uma pesquisa e, encontrei de uma maneira clara, e que estão de acordo com o que eu penso e coloco em prática no dia a dia, no site da RD Station, algumas atividades atividades que o Social Media pode exercer.
Como encontrar um bom curso de Social Media?
Sempre recebo essa pergunta de pessoas interessadas em iniciar na carreira de Social Media.
Essa resposta é simples, mas é complicada também. Vou te explicar o por quê.
Para conseguir bons jobs e uma boa colocação no mercado, é importante saber qual é o melhor curso de Social Media para você fazer hoje e conhecer as principais práticas para se manter atualizado.
A primeira dica que posso te passar neste post, é entender se quem oferece o curso trabalhou na área.
Muitas empresas se aproveitam da alta procura por Social Media e colocam um curso no ar sem fazer parceria com quem realmente entende.
Por experiência própria, já participei de treinamento presencial em que o autor não conhecia mesmo da profissão. Até hoje me questiono o motivo de eu não ter estudado um pouco mais para não ter caído nisso.
Outro ponto importante para ser considerado é o conteúdo do curso em questão.
Como disse anteriormente, muitos empreendedores estão entrando de cabeça no universo de Social Media.
Muito deles já têm uma bagagem de negociação, o que dizer em reuniões, como prospectar novos clientes.
Mas, para aqueles que estão começando, ter aulas como essas é um ponto importante para começar com o pé direito como Social Media.
O terceiro ponto, é sempre pesquisar no Reclame Aqui, caso seja uma grande empresa, para saber
se as pessoas estão satisfeitas com o que foi entregue no curso.
“Mas Marcos, eu dei de frente com o anúncio de uma pessoa que tem um perfil no Instagram. Posso comprar?”
Poder você pode. A escolha é sua, sempre. O que você precisa fazer antes é pesquisar a reputação de expert.
O expert tem pessoas que já fizeram o treinamento? O expert tem provas de que aquele perfil é realmente verdadeiro?
O contéudo do treinamento desse expert tem aquilo que um Social Media precisa ter como conhecimento para gerenciar marcas nas mídias sociais? Essas são as perguntas que você precisa fazer para adquirir esse treinamento.
E aqui fica um adendo. Trouxe essas perguntas porque é necessário que você tenha a consciência de como procurar o conteúdo certo para você. No mercado, existem muito mais profissionais qualificados, do que charlatões ou, como conhecemos, gurus do marketing te oferecendo um treinamento sem qualidade (mas saiba que eles existem).
O quarto ponto e, não menos importante, é considerar o formato do curso.
Existem cursos em vídeo, em pdf e em formato de lives. Por que trago isso? O curso em vídeo você consegue programar o período que você vai finalizar o treinamento, no seu tempo, mesmo tendo uma data limite para você finalizar o curso.
O PDF vai te dar para sempre a busca por esse conhecimento quando estiver com alguma dúvida.
Já a aulas ao vivo (lives) você precisa tirar aquele tempo determinado para assistir o conteúdo e, muitas vezes, não poderá ver as aulas novamente.
Pense muito bem, Social Media, em qual formato deseja realizar o curso escolhido para que seu tempo e seu conhecimento
andem de mão dadas para que você alcance o sucesso em sua carreira.
Curso de Social Media e Criação de Conteúdo
Aqui no Social Media Marcos você encontra 3 treinamentos para se capacitar como Social Media.
Primeiro vou explicar porque ter essas 3 opções.
O Curso de Social Media, “Criado Estratégias Como Social Media”, tem o propósito de capacitar sua prospecção de novos clientes e planejar com estratégia e tática a produção de contéudo para marcas de todos os tamanhos.
Assim, você consegue trabalhar de maneira efetiva perfis nas diferentes mídias sociais. Clique aqui e conheça o curso feito para você.
Já o “Tudo Sobre Criação de Conteúdo” foi desenvolvido para o Social Media se especializar na criação de conteúdo. A maior diferença de um Social Media com bons resultados é a capacidade que o conteúdo criado por ele alcança perante a audiência de uma marca. Para conhecer o treinamento, clique aqui.
Quando o Social Media já está em um nível mais avançado, principalmente aqueles que já trabalharam dentro de empresas e agências, ofereço minha mentoria de Social Media.
“Social Media Além do Instagram” foi criada para pegar na mão do empreendedor que gerencia sua marca nas mídias sociais e estruturar sua agência de Social Media.
Quando digo estruturar, quero dizer montar sua estratégia para atrair os clientes certos, definir seus produtos e valor de cada um deles e realizar uma comunicação para marcas de maneira única (criação de conteúdo e tráfego pago).
A diferença da mentoria é que ela é feita de maneira personalizada. Tudo que você me passar por meio de um formulário, eu personalizo e trabalho em 2 encontros com você, cara a cara.
Clique aqui e saiba mais sobre como ser um mentorado
Essas foram as dicas e ofertas de treinamentos para Social Media.