social media marcos

Social Media vs Design

Social Media vs Designer: Qual o valor de uma comunicação bem feita?

Neste blog você já leu sobre “Como começar como Social Media”, “O que faz um Social Media” e “quais são as boas práticas do Social Media dentro do Instagram” (para ler cada matéria clique em cada ponto destacado).

A conversa hoje é sobre como Design e Social Media conversam para criar estratégias para destacar um conteúdo dentro das redes sociais.

Sabemos que o universo Social Media está crescendo e, cada vez mais, ganhando notoriedade entre os profissionais de marketing.

Já o Design sempre foi importante para marcar, destacar e familiarizar as pessoas com a comunicação de empresas nos canais de mídia.

Mas como entender e unir os dois profissionais de uma forma estratégica e tática? Fique até o final e entenda mais sobre o tema de hoje.

1. O que é Social Media Design?

O Portal Insights separa os dois da seguinte forma: “O profissional Social Media traça um conjunto de estratégias para alcançar os objetivos e isso inclui o trabalho visual eficaz.

O Designer, profissional formado no curso de Design Gráfico, é o responsável por elaborar a identidade visual dos perfis”.

Quando usamos o termo “Social Media Design”, eu prefiro definir assim: a função é responsável por potencializar ideias criativas em uma linguagem que seja compatível com o público-alvo.

Por quê? Os dois são criativos, mas a especialidade do Design em transmitir é única.

Um Social Media pode ter essa habilidade? Sim, mas não é obrigatório.

O melhor dos mundos é ter essa dupla para que as práticas de cada um seja melhor executadas dentro do marketing digital e da comunicação.

Por isso, a explicação sobre como um Social Media Design atua no mercado é necessária para deixar claro
para você que tem dentro do seu workflow de trabalho as duas funções.

Agora vou te explicar quais são outros aspectos que demonstram a importância de ser um Social Media antenado no mundo do Design.

 

2. Design para fortalecer o Branding da marca

O conceito de marca é bastante amplo. Sem dúvida, é muito importante criar símbolos que sejam tão forte que tanto o mercado quanto os consumidores possam identificá-la facilmente, mas a definição de uma marca envolve vários fatores que estão relacionados à experiência proporcionada ao cliente.

Nessa experiência, devem estar embutidos os valores da empresa e a percepção do cliente, baseados em sua identificação com aquele produto.

Isso significa que todos os aspectos de uma marca precisam estar distribuídos pelos produtos, serviços e comunicação de uma marca.

Nessa experiência, devem estar embutidos os valores da empresa e a percepção do cliente, baseados em sua identificação com aquele produto.

Isso significa que todos os aspectos de uma marca precisam estar distribuídos pelos produtos, serviços e comunicação de uma marca.

Nos dias atuais, o Branding é um dos aspectos que as duas funções precisam estudar e separar uma linha editorial para que eles possam trabalhar dentro das mídias sociais.

Clara Ramos Design e especialista em Branding conta neste texto, cinco características que mostram como o Design impacta uma empresa demaneira positiva.

Para ela, “o Design é a solução em alto nível”. Quebrar barreiras e conectar significados e sentimentos em mensagem, torna especial a jornada de uma marca que induz seu consumidor a se aprofundar no propósito de uma marca.

2.1 - Design fraco manda usuários e possíveis clientes embora

O StudyFinds nos conta que aproximadamente 60% das pessoas que procuram por um produto ou serviço nas mídias sociais e nos canais de uma marca, evitam empresas que possuem logos e design “esquisitos”, mesmo, até, se a marca tiver boas avaliações.

Vale lembrar que Branding carrega o mantra de trabalhar a percepção de uma pessoa sobre uma marca.

3. Onde entra o Social Media nisso tudo?

Já que entramos na seara do Branding, entenda que é a parte mais importante hoje para o Social Media  aplicar dentro do sua estratégia de conteúdo.

Design e as práticas de Social Media, quando aplicados em um projeto, podem alcançar um resultado altamente positivo e um excelente feedback para os processos. Curiosamente, na prática, ambos são processos simples, mas muito eficientes, que visam juntos minimizar ou mesmo zerar os erros de concepção e prática, com uma aplicação bem definida.

O social media tem papel fundamental no posicionamento da marca em canais digitais de comunicação. Cabe a ele formar uma rede de relacionamentos que permita construir e estabelecer um elo entre o cliente e a empresa.

Com a utilização das técnicas de Branding e Design thinking, o Social Media começa a definir seus projetos que sejam viáveis financeiramente, possíveis de serem realizados e que sejam capazes de influenciar a vida das pessoas, principalmente desenvolver seus desejos sobre a marca.

Nesse ponto, o usuário é visto como um ser humano, com seus comportamentos e anseios, para receber o conceito da marca.

Independentemente do background profissional, os Social Media Designers, como veremos mais adiante, assumem responsabilidades indispensáveis para a construção da identidade visual de uma marca online.

Quais são os pontos principais que um Social Media podeorientar o profissional de Design?

  • Entender o estilo e as cores que representam a marca para garantir que todas as imagens fiquem no mesmo estilo;
  • Saber quem são as pessoas que a marca quer atingir para criar imagens que eles gostem e se identifiquem;
  • Decidir se uma imagem, vídeo ou outro tipo de conteúdo visual funciona melhor para transmitir a mensagem da marca;
  • Colaborar com a criação de um calendário com as datas e temas das postagens para manter uma presença consistente nas redes sociais.

3. Quais as melhores ferramentas de Design?

Ter uma ferramenta boa de Design para criar posts nas redes sociais é um pré-requisito para otimizar a rotina de qualquer Social Media. De verdade, a gente sabe que o volume de jobs é gigantesco!

Por isso, separei algumas ferramentas para você poder desenvolver seu Design para as mídias sociais.

 

3.1 - Canva

Provavelmente você já conhece o Canva, né?

Essa ferramenta, muito usada pelos profissionais da área, descomplica a vida na hora de criar um post e editar uma imagem.

A plataforma tem duas versões: gratuita e paga.

Veja as principais funcionalidades do Canva Online:

  • endireitar fotos;
  • inserir textos na fotos;
  • editar balão de fala;
  • deixar background transparente;
  • aprimorar fotos e muito mais

 

3.2 - Photoshop

“Comece pelo Photoshop e termine com um trabalho incrível”.

Com essa frase, a Adobe aprensenta uma das suas principais ferramentas dentor do mercado digital: o Photoshop.

A ferramenta que está no mercado há muito tempo, entrega resultados incríveis para que o Social Media
e Design possam usar sua criatividade para gerar as melhores imagens, artes e infográficos para as redes sociais.

Aqui, nesta parte, deixei o link para um vídeo que te mostra como iniciar com o Photoshop e ter resultados satisfatórios dentro das mídias.

 

3.3 - Sketch

O Sketch é um software de design exclusivo para Mac que se tornou popular entre os designers de interface do usuário e de aplicativos móveis.

O software oferece uma variedade de recursos para criação de wireframes e protótipos, além de uma ampla variedade de ferramentas de design para layout, criação de vetores e edição de imagem.

O Sketch também tem uma comunidade de usuários ativa que oferece uma variedade de plugins e recursos adicionais.

Embora o Sketch seja exclusivo para Mac, os usuários podem compartilhar facilmente seus projetos com outras plataformas.

3.4 - Figma

O Figma é um software de design baseado em nuvem que se tornou popular entre os designers de interface do usuário.

O software permite que os usuários colaborem em tempo real em um único documento, permitindo que várias pessoas editem e comentem sobre um projeto simultaneamente.

O Figma também oferece recursos avançados de design responsivo, tornando-o uma ótima opção para designers que trabalham em projetos web ou móveis.

Além disso, o Figma oferece uma biblioteca de recursos prontos para uso, permitindo que os usuários acessem rapidamente uma variedade de ícones, fontes e outras ferramentas de design.

3.5 - Adobe Illustrator

O Adobe Illustrator é um software gráfico focado na edição de imagens vetoriais.

Essa ferramenta faz parte do pacote Adobe e pode ser utilizada para a criação de ilustrações, logotipos, tipografias e muito mais!

3.6 - Affinity Designer

O Affinity Designer é uma alternativa mais acessível ao Adobe Illustrator, oferecendo recursos avançados para criação de vetores, ilustrações e designs gráficos.

O software oferece uma interface intuitiva e fácil de usar, juntamente com uma variedade de ferramentas de design avançadas para edição de imagem, layout de página e criação de vetores.

Gostou? Espero que esse post possa ter aberto sua mente sobre Social Media e Design e, se você deseja se aprofundar no universo das redes sociais, clique aqui e destrave todo o potencial do seu conhecimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email