Boas Práticas do Social Media no Instagram

A primeira coisa que o Social Media precisa entender é que o Instagram não é mais uma Rede Social, e sim uma plataforma de conteúdo.
A mídia social está investindo cada vez mais em recursos para que criadores de conteúdo e marcas consigam manter, entreter e gerar lucro dos consumidores que estão dentro da plataforma.
No Brasil existem mais de 122 milhões de usuários dentro do Instagram. Isso mostra como o público está consumindo mais contéudo por conta do algoritmo da plataforma que, atualmente, está moderando o alcance das contas dos grandes (aqueles que possuem mais de 500 mil seguidores) e beneficiando criadores e marcas que tem um número
inferior a esse de seguidores.
Sabendo como a mídia funciona, separei alguns pontos sobre boas práticas dentro do Instagram.
1. Em 2024, ainda vale a pena começar no Instagram?
Como dito anteriormente, muitas coisas mudaram na plataforma e o Social Media tem se perguntando: “Vale a pena fechar mais clientes de Instagram?” ou “Vale a pena ter um perfil na rede social?”
Vou te responder o porquê você deve investir nesta ferramenta:
- Posicionamento de Marca
- Estabelecer relacionamento com clientes (Antigos e Futuros)
1.1 Posicionamento de Marca
O posicionamento de uma marca não acontece apenas dentro do Instagram, mas a plataforma permite que as pessoas conheçam o propósito da marca, através de um conteúdo autêntico e que gere conversas com quem está do outro lado da tela.
Apresentar a história de uma marca, mostrar os colaboradores no dia a dia, as ações internas que a empresa propõe e, principalmente, o valor de cada produto e serviço, tornam essa ferramenta muito mais humanizada, fazendo com que os valores da marca sejam traduzidos
em vendas.
1.2 Estabelecer relacionamento com clientes (Antigos e Futuros)
Quando se estabelece um relacionamento, no português claro, seria dar a visibilidade do seu conteúdo dentro da rede social. Elementos como: design alinhado com o propósito da marca, destaques que contém conteúdos de stories estratégicos para
gerar conexão e a melhor parte, gerenciar as conversas e comentários que a marca recebe que podem gerar vendas em um futuro próximo.
O atendimento, dentro deste canal, é crucial para que as pessoas consigam tirar suas dúvidas e estabelecer uma boa percepção sobre
a empresa.
Existem mais recursos que também são boas práticas dentro do Instagram.
2. Como ser único no Instagram?
Quando uma marca ou criador de conteúdo se destaca no Instagram, podemos perceber duas coisas: autenticidade e repetição
Autenticidade: Ser autêntico não é apelar. Na comunicação, quando alguém é autêntico, essa pessoa/marca utiliza elementos comuns, mas que só ela sabe fazer.
O Cemitário Jardim da Ressureição, utiliza elementos da cultura pop, ditados populares e a escrita criativa para se destacar de todos os outros cemitérios e conter mais de 60 mil seguidores em seu Instagram (@jardimdaressurreicao)

Fonte: Instagram Jardim da Ressureição
Repetição: Repertir é a maior forma de fazer a mensagem de uma marca reverberar na mente do consumidor. A Magazine Luiza faz isso com sua influencer artificial, a Lu, e, praticamente, todos os humoristas que estão dentro do Instagram, utilizam esse pilar da criação de conteúdo para disseminar a sua mensagem.
Um exemplo disso é o influencer Angelo Silva (@angelosilva) que utiliza o gatilho de “carta aberta + tema” para trabalhar a mensagem que é fruto da sua autenticidade.

3. Use as trends (mas com moderação)
As trends de Instagram só tem um problema: as pessoas esquecem a hora de parar.
Adaptar uma trend para um segmento, Social Media, é mais do que necessário para você trazer um olhar criativo que só a marca que você atende pode ter.
Isso não é o mesmo que participar de todas as trends de maneira forçada e sem nenhum fundamento.
Participar das conversas, como já expliquei neste texto aqui do blog, é algo necessário para deixar a marca no radar das pessoas.
Uma boa prática dentro do Instagram é deixar a naturalidade em um contéudo postado, principalmente em relação as trends.