Black Friday 2024 no Brasil

Origem de Black Friday
Na sexta-feira, dia 29 de novembro de 2024, acontecerá mais uma edição da Black Friday. Esse evento foi definido com esse nome no dia 24 de setembro de 1869, em meio uma crise dos Estados Unidos, chamada “crise de ouro”.
A nomenclatura só seria usada no contexto do pós-Ação de Graças quase 100 anos mais tarde.
Alguns dizem que ela começou de fato na Filadélfia, em 1950, quando o termo foi cunhado por policiais para descrever o caos no trânsito e nas lojas no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.
A partir dos anos 80 e 90, a “Black Friday” foi abraçada pelo varejo para aproveitar o fluxo após o feriado promovendo vendas.
A partir dos anos 1980, o termo ganhou um novo significado no comércio, passando a ser usado para se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros após o feriado de Ação de Graças, tornando-se um momento dos lojistas ‘saírem do vermelho’ (prejuízo) para atingir o ‘preto’ (do inglês ‘black ink’, equivalente ao nosso ‘conta em azul’).
Quem trouxe a Black Friday para o Brasil?
A data foi mantida no Brasil, caindo sempre na quarta sexta-feira de novembro. Desde sua primeira edição no país, em 2010, a Black Friday vem batendo recordes de vendas e mobilizando milhões de consumidores. Filas quilométricas e confusão nas lojas tornaram-se comuns na data e devem se repetir neste ano.
Quem criou Black Friday no Brasil?
Realizada por lojistas com o objetivo de aquecer o consumo por meio de preços tentadores, a Black Friday, no entanto, não teve sua origem em terras tupiniquins. O movimento surgiu nos Estados Unidos e se alastrou por todo o mundo, inclusive no Brasil.
Quando foi a pior Black Friday do Brasil?
A Black Friday realizada no dia 24 foi a segunda pior no Brasil desde 2010, ano em que o varejo brasileiro começou a realizar promoções nessa data. O faturamento foi de R$ 4,9 bilhões, queda de 15% em comparação com as vendas de 2022, conforme dados da Neotrust, uma empresa que monitora 2,5 mil varejistas.
Qual a importância da Black Friday no Brasil?
A Black Friday também é um chamariz para o Natal. As ofertas de novembro deram início à temporada de compras de fim de ano, o que pode impactar positivamente as vendas de dezembro, com muitos brasileiros antecipando os presentes. O varejo sabe disso e, por isso, continua atraente.
Quanto tempo dura a Black Friday?
A data da Black Friday 2024 é 29 de novembro. Mas muitas empresas, com o objetivo de aproveitar toda e qualquer oportunidade de venda, estendem as ofertas ao longo de toda a semana da qual faz parte a sexta-feira — a “Black Week” — ou, inclusive, do primeiro ao último dia do mês.
Estratégias para Black Friday
Como citado anteriormente, empresas podem utilizar estratégias de aumentar o período da Black Friday. Uma semana com promoções com uma menor porcentagem ou o mês, com uma porcentagem menor, para apenas no dia 24 de novembro utilizar descontos progressivos.
O Magazine Luiza, sempre tem a “Black das Blacks” utiliza essa estratégia e deixa o público ciente disso. Eles criam uma Landing Page para ir preparando o público com as ofertas (clique aqui para saber)
A Amazon já utilizou a estratégia por segmento. Exemplo disso, foi a campanha de 70% de desconto para a sessão de leitura, chamada de “Book Friday”.
Dentro disso, a estratégia de antecipar descontos, dentro desse setor, também aconteceu já que a empresa fez e provavelmente vai fazer o “Esquenta Book Friday”, que oferece aos consumidores e-books gratuitos; valor promocional de R$ 1,99 por três meses para novos assinantes do Kindle Unlimited; e cupons de descontos exclusivos para assinantes da Amazon Prime.
Outra estratégia utilizada pela Amazon é a de negociar com outras empresas de mídia a divulgação das suas promoções de Black Friday. Exemplo disso é esse link aqui que você pode clicar, feito em 2023, com as 105 melhores promoções divulgada pela Melhores Cartões.
Isso faz com que mais vezes o nome da marca seja alcançada nos motores de busca do Google e as pessoas
sempre considerem comprar da marca não importando o ambiente que ela esteja.
E não menos importante, a empresa realiza uma promoção para os membros que assinam a Amazon Prime, como deixei nesta matéria aqui.
Pontos como, um prazo maior para devolução: grande parte dos itens comprados entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2023 poderiam ser devolvidos até 31 de janeiro de 2024, membros que possuíam cartão Master Card teriam o acesso a um cupom de R$ 50 em produtos selecionados, vendidos e enviados pela Amazon Brasil.
A oferta que foi válida apenas em compras acima de R$ 200 entre os dias 24 e 25 de novembro e o aplicativo Amazon Shopping apresentou ao consumidor uma lista de produtos selecionados com até 50% de desconto.
Além disso, durante a Black Friday da loja virtual, os clientes tiveram acesso a cupons e ofertas exclusivas pelo app diariamente.
A Black Friday funciona mesmo?
A Black Friday não só funciona como representa um sucesso absoluto. Só nas vendas online, na edição
de 2020 da Black Friday Brasil, foram realizadas 4,8 milhões de compras, gerando um faturamento de R$ 3,2 bilhões. Ela apresentou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.
Outra prova que o evento é um grande acontecimento é a média de descontos apresentada na última edição.
Para livros e e-books, foi de quase 80%, mais de 50% para os eletrodomésticos, e mais de 40% em artigos de informática, além de grandes descontos também em TV’s e eletrônicos e smartphones.
A Black Friday, por aqui, acontece de um jeito bem simples. Tirando o Comercial Social Media, que são os 10 documentos feitos para o Social Media personalizar sua agência, os produtos terão 50% de desconto durante a semana de 24 a 29 de novembro.
Os curso, “Criando Estratégias Como Social Media” e “Tudo Sobre Criação de Conteúdo” e minha mentoria “Social Media além do Instagram” estão dentro desse super desconto. Até lá, terei lançado mais dois treinamentos que entrarão nesse “pacote” também, que são eles “Finanças para Social Media” e “Tráfego Pago para Social Media”.
Para saber mais, siga o perfil do Instagram @socialmediamarcos, o podcast “Hey, Social Media”, o linkedin “Marcos Santos” e meu canal no Youtube “Social Media Marcos” para não perder nenhuma novidade do universo Social Media.
Agora deixo com você um vídeo de como o Social Media pode trabalhar na Black Friday.