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Em 2025 eu larguei o Instagram. Entenda o motivo

Em 2025, o Instagram já não é mais a mesma plataforma de alcance orgânico que conhecíamos em 2019/2020.

Com o número de usuários muito próximo com o número de pessoas com acesso a internet, no Brasil, fica praticamente impossível ter um alcance orgânico alto.

Muitos profissionais de marketing e criadores de conteúdo estão repensando sua presença na plataforma. Neste texto, vou explicar os motivos pelos quais “largar” o Instagram pode ser uma estratégia inteligente e como adaptar sua abordagem para o cenário atual.

Por que eu larguei o Instagram?

Você deve estar se perguntando “como você conseguiu largar o Instagram?” Primeiro, eu não larguei a plataforma. Eu só alterei alguns aspectos na minha estratégia, olhando para os objetivos da minha empresa.

Como assim, Marcos? Como já escrevi aqui, o Instagram está super lotado. Muitas pessoas têm mais de uma conta na plataforma e isso deixa a distribuição totalmente comprometida. Mas o motivo principal da mudança foi entender que hoje, 2025 e, para o resto da vida, todas as mídias são canais de vendas para uma marca.

O Social Media Marcos é uma marca. Como uma marca, minha estratégia não pode depender apenas de um canal. Ela já não dependia, mas agora, consegui criar alguns produtos para outras mídias. 

Exemplo disso é a Masterclass “Conteúdo criativo para Linkedin” (so clicar em cima do nome para adquirir sua vaga) que já está com vagas abertas para você que quer criar sua marca por lá ou para você que quer criar conteúdo para as marcas por lá, trabalhando como Ghostwriter (aqui está o link de um vídeo que está no meu canal que explica o que é essa carreira. só clicar aqui).

Esse é um olhar que precisamos ter como estrategistas de marca. Cada mídia tem um objetivo e uma maneira de trabalhar seu algoritmo. 

O Linkedin entrega conteúdo por mais tempo. O Youtube e o Google são ferramentas que você cria conteúdo que as pessoas pesquisam. O Instagram cria conteúdo para ser distribuído, mas por um tempo indeterminado em relação ao Linkedin, por exemplo.

Como um Social Media e como um empresário dentro das mídias sociais, por que não ter um produto para cada mídia? E assim surgiu uma nova estratégia para 2025.

E esse é o motivo de eu ter “largado o Instagram” neste ano.

Sem alcance orgânico, quem vence é tráfego pago

Estudos recentes indicam uma queda de 28% no engajamento em todas as formas de conteúdo no Instagram em 2025, impactando especialmente marcas e criadores que dependem do alcance orgânico para crescer . 

O algoritmo da plataforma agora favorece conteúdos pagos e interações mais significativas, tornando mais difícil para perfis menores ganharem visibilidade sem investimento em anúncios.

Ou seja, para aparecer para as pessoas é preciso pagar. E pagar muito caro.

Pedro Sobral, dono da maior comunidade de tráfego pago do Brasil hoje, entre todas as mídias que ele está presente, tem um investimento de mais de 15 milhões ano só em anúncios.

Agora pense: “como marcas que têm R$100,00 por mês competem com uma marca dessa?”

Isso porque estou falando apenas de uma marca que investe esse valor. Existem várias. 

Estou dizendo que sua marca não deve investir diante desse dado? Claro que não.

O que estou falando é que é totalmente diferente o crescimento da marca do Pedro Sobral, por exemplo, para uma marca comum que não tem um grande investimento.

Minha marca precisa fazer tráfego pago no Instagram?

Sem enrolação e sem frescura, sim! O que é preciso ser levado em consideração para que o uso do tráfego pago seja efetivo? Estratégia.

O objetivo da marca com os anúncios

Se a marca deseja ter mais seguidores, os conteúdos impulsionados, seja pelo botão impulsionar ou pelo gerenciador de anúncios, precisam ter esse viés. Exemplo: posts motivacionais e de conexão tendem a gerar engajamento e fazer as pessoas quererem acompanhar mais o trabalho de uma marca (corporativa ou pessoal).

Se o objetivo é levar as pessoas para o site é preciso ter boas páginas de vendas, com as copys de acordo com o que o cliente ideal” sente dor” para que a navegação faça com que ele tome a decisão de, ou adicionar ao carrinho ou comprar o produto.

Muito parecido com o objetivo acima, a marca pode querer gerar apenas vendas. Para isso, os criativos precisam ser certeiros com o que o cliente ideal quer naquele momento. Sem frescura e sem enrolar você por aqui.

Mas, e se a marca quer o equilíbrio entre esses 3 objetivos?

Basta seguir as 3 estratégias para cada objetivo e realizar a distribuição da verba e do conteúdo.

Em breve irei lançar um treinamento para Social Media e profissional de marketing que quer alavancar seu conhecimento, fechar novos e melhores clientes e vender mais nas mídias sociais.

Outros pontos importantes

Reavalie sua presença no Instagram: Considere se o retorno justifica o investimento de tempo e recursos.

Invista em conteúdo de qualidade: Independentemente da plataforma, conteúdos relevantes e bem produzidos continuam sendo essenciais.

Explore novas plataformas: Esteja aberto a testar outras redes sociais que possam oferecer melhor retorno para seu nicho.

Monitore métricas e resultados: Acompanhe o desempenho de suas estratégias para ajustar o rumo conforme necessário.

Para saber mais informações como essa, veja os outros textos aqui no Blog Social Media Marcos e siga o Social Media Marcos aqui nesta mídias:

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