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As melhores Inteligências Artificiais para se criar conteúdo para as mídias sociais

Assim como no último post do blog, “Como uma marca pode ser humana e utilizar Inteligência Artificial ao mesmo tempo”, postado por aqui, irei refletir com você, Social Media, a importância e alguns cuidados que precisamos ter ao utilizar as Inteligências Artificiais Generativas.

E, além dos cuidados, vou indicar algumas das melhores IA’s que utilizo em meu dia a dia e que facilitam e muito a criação de conteúdo por aqui, no instagram “@socialmediamarcos”, no Youtube “Social Media Marcos”, no Linkedin “Marcos Santos” e para os clientes que atendo no dia a dia.

Segundo a escola de Inteligência Artificial, FIA, inteligência artificial é o ramo das ciências computacionais aplicadas cujo foco é desenvolver sistemas que emulam o raciocínio humano para resolução de problemas.

Há muitos exemplos de inteligência artificial para ilustrar isso, mas provavelmente você deve ter pensado em alguma IA generativa, como Chat GPT ou Gemini.

Acontece que a inteligência artificial é muito mais do que bots de conversação.

“Artificial”, segundo o dicionário Michaelis, é algo que foi “produzido por arte ou indústria do homem e não por causas naturais”.

Já inteligência é a “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar”.

Ou o “conjunto de funções mentais que facilitam o entendimento das coisas e dos fatos”.

Enfim, a inteligência artificial é desenvolvida para que os dispositivos criados pelo homem possam desempenhar determinadas funções sem a interferência humana.

Mas Marcos, como elas foram criadas para não terem uma interferência humana se nós podemos utilizar o Chat GPT, por exemplo?

Essas são as Inteligências Artificiais Generativas, aquelas que geram insights sobre os dados armazenados e que precisam ser “ativadas” para cada vez mais absorver informações para entregar, por exemplo, insights para novos nomes de campanha, meu caro Social Media.

Agora que entendemos um pouquinho mais sobre o que são Inteligências Artificiais generativas, vamos entender como elas podem ser utilizadas para auxiliar na humanização de uma marca.

Inteligência Artificial vs Humanos: Quem vence?

Quando olhamos para essa pergunta, a resposta pode ser bem simples: um é muito mais rápido, e o outro muito mais assertivo (quando se está com o olhar e os dados nas mãos, como no caso do Social Media).

Por que afirmo isso? 9 entre os 10 profissionais de marca, gestores de empresas e profissionais de marketing, enxergam conteúdos criados pela inteligência artificial de longe.

Mas a pior parte é que 9 entre 10 de cada um dos citados, ainda insistem em fazer esses conteúdos mesmo assim.

Em uma pesquisa conduzida pelo especialista em Marketing Neil Patel com um número considerável de profissionais da área, 14,8% deles acreditam que as questões legais e éticas podem ser arriscadas na produção de conteúdos exclusivamente por IA.

E isso implica em menos credibilidade e, muito menos, identificação por parte das pessoas que estão do outro lado das telas.

Esse texto é uma prova disso, se ele tivesse sido escrito por um IA, bem provável que você poderia ter encontrado ele, mas você não estaria lendo até aqui, por conta de uma linguagem muito formal e com termos difíceis de serem explicadas.
Mas, ao mesmo tempo, você pode estar se perguntando: “mas e se eu misturar as ideias dadas pelo Chat GPt com os dados que eu tenho em mãos e entregar um conteúdo mesmo assim?”

É aqui que o jogo começa a mudar.

Por mais que tenhamos diversos dados nas mãos é muito difícil bater um super computador que despeja informações específicas em menos de 30 segundos.

Por isso, sempre olhe para a Inteligência Artificial, Social Media, como um “amigo super inteligente”, e nunca como um funcionário/colaborador (sim, nem como colaborador).

Porque isso vai te fazer ter muita informação, dentro do Instagram, por exemplo, que vai ser compartilhada em cima do compilado de uma monte de coisas já feitas antes.

Ou seja, muito conteúdo sem autenticidade e genérico. Você deseja cair nessa frase que já deixei aqui antes: “as questões legais e éticas podem ser arriscadas na produção de conteúdos exclusivamente por IA.”

Por você estar consumindo esse texto ainda, eu tenho certeza que não.

E é isso que te faz estar na frente dos demais quando falamos sobre criar conteúdo com ou sem Inteligência artificial.

Você entende a necessidade da pesquisa, do olhar estratégico e da parte prática que precisa partir do profissional de marketing.

Como humanizar marcas mesmo com as IA’s?

Como você sabe, as inteligências artificiais são limitadas para criar conteúdo para as mídias sociais ou para blogs como esse aqui.

Isso é um fator importante para você que quer destacar-se em um mercado concorrido, mas jamais saturado, como esse nosso de Social Media.

Existem maneiras de trabalhar para marcas e para sua marca, usando as Inteligências, mas sendo autêntico nas ideias apresentadas para o mundo. Veja algumas aqui embaixo.

Seja o mais original possível na produção

As ideias geradas por inteligência artificial, trás um viés enferrujado para a comunicação, mas você não precisa jogar aquelas ideias fora. Basta reciclar algumas delas para uma adaptação original e coerente para seu segmento.

Cheque os fatos sempre

Muitos nichos como a psicologia e o próprio marketing utilizam dados para apresentar as tendências de ano a ano. Cheque cada uma delas para que você não perca a credibilidade em um conteúdo e, pior ainda, perca a relevância dentro das mídias sociais, já que a grande maioria já consegue identificar notícias falsas, (fake news) quando o conteúdo é postado.

Conte uma história com as informações das Inteligências

Contar histórias para exemplificar situações verdadeiras é um poderoso recurso na hora de reter a atenção das pessoas dentro de plataformas de conteúdo.

Não disse mentir, não disse enganar. Disse contar histórias para exemplificar situações que aconteceram com pessoas que você não quer revelar o nome, por exemplo. E as IA’s fazem esse trabalho muito bem feito, para recontar essa história de um jeito bem interessante. Mas não se esqueça de dar o toque humano nessa história.

Mantenha o tom de voz da sua marca

Nunca mude uma comunicação engraçada por conta do que você recebeu de uma IA e vice-versa. Gere ideias e traduza para a maneira que a marca fala nas mídias.

E assim, você consegue trabalhar uma marca de maneira humanizada, mesmo usando uma Inteligência Artificial na sua comunicação.

O que não fazer ao utilizar as inteligências artificiais na hora de criar conteúdo?

Alguns cuidados são necessários na hora de criar conteúdo para marcas ao utilizar as IA’s.

A principal é usar 100% do que elas te entregam, após você utilizar um prompt, nas postagens de Instagram, Linkedin e Youtube.

Ao planejar seu conteúdo, você sempre pensa na estratégia por trás. Imagine você apenas copiar e colar “Um Título Assim” que claramente foi feito dentro de uma plataforma de inteligência. As pessoas sabem que o conteúdo não é “verdadeiro”, ou melhor, não feito por um humano.

Mas Marcos, não tem como eu saber que o conteúdo foi gerado por inteligência, tem?

Tecnicamente, não. Mas aquele conteúdo que melhor performa, você sabe que foi feito por um humano pela criatividade. E é aqui que eu quero chegar.

Imagine que você fechou um cliente e, quando você fez o diagnóstico, identificou a necessidade do cliente e viu que ele precisava de conteúdo diário para suprir a demanda da sua marca, foi lá e jogou, em apenas um prompt, para ele criar 30 posts para o mês.

Cenário 1:

Esse cliente não desconfiaria da sua ação?

Esses posts converteriam na mídia social que você postasse?

Cenário 2:

Pelo menos 10% desses posts seriam criativos?

Quem está do outro lado da tela não iria saber que o post foi feito num Chat Gpt da vida?

O cliente final iria comprar de uma marca assim?

Cenário 3:

O Social Media iria conseguir fechar contratos longos por um valor alto?

Você fecharia parcerias com outros profissionais quando eles olhassem seu portfólio?

No cenário 1, o mais leve, mas não menos pior, baixo engajamento, risco das plataformas penalizar o perfil porque ela está usando só IA e falta de diferenciação seriam os pontos mais graves.

No cenário 2, começa a complicar o fato de não ter nada de diferente e criativo. Sim, criatividade faz diferença para o público final. Esse perfil da ótica @isla.otica está aqui para provar isso. Por que uma ótica, de Campina Grande, Paraíba, tem mais de 100 mil seguidores, sendo que a cidade tem um pouco mais de 420 mil habitantes? Criatividade!

O pior cenário, para você que quer prospectar clientes que pagam mais, é o 3.

Você pode até fechar um cliente que paga um valor alto, mas eu te garanto que esse contrato não passará dos 3 meses.

Ninguém é bobo, todos querem destacar sua marca, você mesmo quer destacar sua agência de Social Media.

E se você já ficou usando apenas o Chat Gpt para isso, viu que não é bem por aí que seu conteúdo vai trazer pessoas qualificadas, né?

Olhe para o seu negócio como um negócio que precisa ser capaz de te gerar demandas com outros negócios sólidos.

Se sua prospecção é pela mídia social, por que você não cria um conteúdo qualificado para essa mídia social?

E aqui entra a diferença em utilizar a IA como auxílio e de usar ela para fazer o seu trabalho.

Primeiro que se ela faz o seu trabalho, ele não é bom e você não se garante como um bom profissional.

Segundo ponto, e aqui recorto para o auxílio da Inteligência, que ela vai te trazer insights, amostras e sugestões para acelerar sua produção de conteúdo.

Cada vez mais os vídeos estão tomando conta das mídias. Daí eu te pergunto:

O que vai valer ter em mãos 1986 prompts de Chat Gpt sendo que ele ainda não tem a criatividade para chamar a atenção das pessoas?

Pense nisso com carinho quando for produzir conteúdo para marcas e para sua marca.

Quais são as Inteligências Artificiais que auxiliam a produção de conteúdo?

Gemini

O Gemini IA é um modelo multimodal desenvolvido pelo laboratório do Google. Essa ferramenta promete compreender, operar e combinar diversas informações, independentemente da sua apresentação ser em texto, imagem, áudio e vídeo.

A IA do Google foi submetida a testes em 57 áreas de conhecimento, incluindo história, matemática, física e escrita de código.

Ele excedeu as expectativas e apresentou resultados superiores aos seus concorrentes.

Atualmente, o modelo conta com três versões diferentes que se referem a sua capacidade de processamento.

Na versão Ultra, a ferramenta apresenta o modelo mais capaz para realizar as atividades de alta complexidade. A modalidade pro representa a melhor escolha para ganhar escala em diferentes tarefas.

Já a opção Nano é a mais eficiente para realizar atividades em dispositivos.

Chat Gpt

O GPT-4 é um novo modelo de linguagem de IA, sendo esse a quarta versão da ferramenta desenvolvida pela OpenAI, líder mundial nesse segmento. Essa tecnologia torna o Chat GPT muito mais inteligente, capaz de interpretar imagens, capturas de tela e até mesmo uma foto tirada pelo celular.

Quanto à produção de conteúdo, essa versão apresenta textos com maior compreensão, aproximando-se ainda mais da perspectiva humana da escrita, ainda que com algumas limitações.

Ele foi desenvolvido para ampliar a capacidade da ferramenta compreender contextos e interpretar instruções mais complexas. Vale destacar que as funcionalidades do GPT-4 ainda são limitadas, pois essa ferramenta ainda está em fase de desenvolvimento. Para utilizá-lo, é necessário contratar a opção do ChatGPT Plus.

Ai Copilot

Essa plataforma facilita a criação de conteúdo de alta qualidade gerado via IA.

Você pode começar a usar o AI Copilot sem nenhum compromisso financeiro inicial. Sua primeira peça de conteúdo é totalmente gratuita, e não é necessário fornecer informações de cartão de crédito para começar. A Rock Content, dona da ferramenta,  acredita em permitir que você experimente a plataforma antes de tomar qualquer decisão financeira.

Além disso, você pode pedir recomendações de humanização e tem a opção de solicitar a edição do seu conteúdo por um profissional especializado.

Isso garante que a versão final do seu texto esteja revisada com um toque humano, mantendo a autenticidade da sua marca e criando conteúdos de alto desempenho capazes de atrair mais clientes.

WriterAccess Humanizer

O WriterAccess Humanizer é uma ferramenta inovadora projetada para aprimorar a criação de conteúdo com inteligência artificial, combinando a eficiência da tecnologia com a expertise humana.

Ao submeter o conteúdo gerado por IA a uma revisão por profissionais experientes, o WriterAccess Humanizer garante que o texto final seja não apenas preciso e informativo, mas também autêntico e envolvente. Isso permite que as marcas mantenham a consistência e a qualidade em sua comunicação, ao mesmo tempo em que aproveitam a velocidade e a escalabilidade oferecidas pela IA.

Os editores humanos trazem sua experiência, criatividade e perspectiva crítica para aprimorar o texto conforme as particularidades da marca e da audiência. Isso inclui a verificação de dados, conformidade legal, sensibilidade cultural, clareza e adesão ao guia de estilo da sua organização.

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