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4 erros que estão estruindo seu perfil no Instagram (e omo corrigi-los)

Introdução

O Instagram é uma das plataformas mais poderosas para construir presença digital, mas muitos perfis enfrentam dificuldades para crescer. Isso geralmente acontece devido a erros estratégicos que comprometem o engajamento e os resultados.

Construir uma presença digital não tem ligação com o número de seguidores de um perfil. O jogo de quem trabalha com mídias sociais é engajar, relacionar e vender.

Isso é o que vou abordar neste texto.

Você está criando conteúdo sem entender seu cliente ideal? Parou de postar por meses? Não separa uma verba mínima para anúncios? Se sim, isso pode estar sabotando seus esforços. Neste artigo, conheça os 4 principais erros que estão destruindo perfis no Instagram e mostraremos como evitá-los.

Não conhecer o seu cliente ideal

Criar conteúdo sem saber para quem você está falando é como navegar sem bússola.

Por que isso é um problema: Quando você não entende as necessidades e desejos do seu público, seus conteúdos se tornam genéricos, sem conexão real com quem importa.

Como corrigir: Mapeie as etapas pelas quais o cliente ideal passa:

    1. Descoberta: Quando ele conhece sua marca.
    2. Consciência: Quando reconhece a solução que você oferece.
    3. Consideração: Quando avalia sua proposta.
    4. Experiência própria: Quando testa seu produto ou serviço.
    5. Experiência compartilhada: Quando ele recomenda sua marca.

Dado relevante: Um estudo da HubSpot aponta que 56% dos consumidores preferem comprar de marcas que entendem suas necessidades específicas.

Falta de constância nas postagens

Não adianta achar que postar uma vez por semana vai transformar a visão que um usuário tem pela sua marca. Acima te contei a jornada de compra de um cliente. Você acha que postar de vez em quando vai fazer ele lembrar, considerar e comprar da sua marca?

Acredito, eu , que não.

E por que isso acontece?

  • O impacto: As pessoas esquecem sua marca. Em um mar de milhares de perfis, quem não aparece constantemente simplesmente não é lembrado.
  • Exemplo prático: Grandes marcas como Coca-Cola e Google continuam investindo em publicidade, mesmo sendo líderes em seus mercados. Isso garante que estejam sempre na mente do consumidor.
  • Como corrigir: Crie um calendário de conteúdo e mantenha uma frequência consistente. Perfis que postam regularmente têm até 70% mais chances de engajar do que os que não o fazem.

Não ter uma verba para anúncios

Embora o crescimento orgânico seja essencial, ele não substitui o impacto do tráfego pago.

Sim, Social Media. É preciso ter conhecimento em tráfego pago ou ter uma parceiro que faz esse serviço. Em breve estarei lançando um treinamento sobre tráfego pago para social media.

Mas o que vale dizer aqui é que o Instagram não é o mesmo de anos atrás. Apenas criadores de conteúdo conseguem alcance orgânico. Mesmo as maiores empresas que, tem um grande engajamento, como a Duolingo,  realizam campanhas de tráfego para fechar mais clientes. 

  • Por que isso importa: Os anúncios ajudam a atrair pessoas que ainda não conhecem sua marca, enquanto o orgânico fortalece a relação com quem já a descobriu.
  • Como corrigir: Separe uma verba mínima para anúncios que promovam conteúdos estratégicos, como posts educativos ou de conversão.
  • Dica extra: Crie anúncios que não pareçam anúncios. Conteúdos naturais e autênticos performam melhor, gerando mais cliques e interações.

Estatística: Segundo a Social Media Examiner, 75% dos consumidores confiam mais em conteúdos que parecem autênticos do que em anúncios explícitos.

Criar conteúdo desalinhado com seus objetivos

Não basta postar; é preciso ter um propósito claro para cada conteúdo.

Ainda em 2025, marcas procuram agências ou um social media iniciante para pagar pouco e colher um grande resultado (isso é o que elas pensam).

Esse jogo, a longo prazo, fica muito caro pelo tempo que se perde entregando um conteúdo que não está ligado ao objetivo da marca.

Para fazer uma pessoa passar pela jornada de compra é preciso criar conteúdo de qualidade e conexão para as pessoas considerarem e comprarem de uma determinada marca.

  • O erro: Muitos criadores falam para o público errado. Por exemplo, um social media que deseja atrair clientes, mas cria conteúdos voltados apenas para outros social medias.
  • Como corrigir: Defina seu objetivo principal e adapte o tom e os temas dos seus posts.
    • Para atrair clientes, use títulos como: “Descubra como sua marca pode decolar no Instagram.”
    • Para outros social medias: “4 estratégias que todo social media precisa aplicar em 2025.”
  • Exemplo prático: O tema deste artigo atinge tanto empreendedores quanto social medias, equilibrando os interesses de ambos.

Dica extra: Especialize-se em criar conteúdos que guiem o público através da jornada de compra

  • Descoberta (dicas e insights).
  • Consciência (problemas e soluções).
  • Conversão (testemunhos e provas sociais).
  • Experiência Própria (A pessoa testando o o produto e tirando suas conclusões sobre o pós-venda e os benefícios ofertados de acordo com a abordagem da marca)
  • Experiência Compartilhada (a pessoa criando conteúdos como review, falando para amigos como é ter o produto e compartilhando um story elogiando a marca e o produto)

Conclusão

Se você está cometendo um ou mais desses erros, não se preocupe. Reconhecer essas falhas é o primeiro passo para corrigi-las. Ajuste sua estratégia, seja consistente, conheça seu público e alinhe seus conteúdos aos seus objetivos.

Gostou das dicas? Quer aprender a criar conteúdos que realmente convertem? Acompanhe o @socialmediamarcos no Instagram para mais insights e descubra como transformar seu perfil em um verdadeiro ativo digital!

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