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Evolução na carreira de Social Media

Como evoluir na carreira de Social Media?

O universo Social Media está crescendo muito dentro do marketing com a ascenção das mídias sociais.

O cenário atual premia profissionais de comunicação, publicitários, profissionais de marketing e entusiastas das redes sociais que luta de novos clientes aumentando o seu valor no mercado.

Seguindo o mesmo caminho, as empresas também buscam aumentar o valor de marca e o valor financeiro, utilizando o marketing e a comunicação.

Somando os dois parágrafos anteriores, podemos chegar ao resultado de: Social Media estrategista.

Sim! Essa carreira está em alta. Mas muitos grandes players de mercado têm se aproveitado dela para entregar infoprodutos e mentorias que não suprem toda a necessidade que um Social Media precisa ter para gerenciar suas demandas, tempo, estratégia e tática.

Vamos entender como evoluir dentro dessa carreira promissora?

O Contexto da Geração Z e Social Media

Embora muitos considerem o Brasil um centro de redes sociais, o mercado internacional também está ativo e repleto de oportunidades.

O Brasil ganhou destaque como um país onde as redes sociais são uma parte vital da vida cotidiana.

Os brasileiros são ativos e engajados nas mídias sociais, criando um cenário propício para estratégias de marketing digital eficazes, em um campo vasto que o profissional de social media tem para explorar, seja trabalhando com clientes locais ou internacionais.

Isso faz com que muitas pessoas que ja têm uma experiência em agências de publicidade ou agências de marketing, tentem uma carreira de Social Media, mesmo que no começo, seja de maneira paralela com sua fonte de renda principal.

A geração Z, também, movimenta esse mercado, segundo o site Administradores.

A empresa afirma que muitos deles conseguem se tornar empreendedores por conta da profissão de Social Media e por conta de já nascerem dentro do mundo digital.

Os millenials e o Social Media

Os millennials que nasceram na transição do mundo analogico para o digital, também estão inseridos no universo Social Media. Nascidos entre 1981 e 1996, os millennials carregam em si uma base muita mais voltada para formações formais como uma faculdade.

E isso implica em sempre partir de uma base teórica, principalmente aqueles que se formaram em comunicação, publicidade e propaganda e marketing. Está errado dizer que só esses profissionais podem trabalhar como Social Media? Muito!

Esse contexto foi explicado apenas para puxar um gancho para outra coisa: a geração Z, por ter nascido em um mundo digital, testa tudo dentro das mídias sociais.

E esse é o choque entre essas duas gerações: uma precisa sempre planejar, testar e executar a partir de uma informação (millennial) e outra aplica o que vê ou ouve dos seus influenciadores preferidos (geração Z).

Quem está certo nessa? Ninguém! O importante é aprender durante a jornada, e não tirar sarro dos outros profissionais em questão de etarismo ou de algum preconceito pela juventude das pessoas.

Como se entender Social Media?

Por experiência própria, se entender Social Media é mais sobre observação do que sobre técnica.

Observar o que as grandes marcas e influenciadores fazem e replicar em seu conteúdo, dentro das mídias sociais como, TikTok, Instagram, Facebook, Linkedin, entre outras, faz com que você tenha a primeira parte de se entender marketing nas mídias sociais: o teste.

Quando se aplica o que se observa, você tira suas conclusões sobre a maneira que você fez, sobre o como entender o contexto de um meme dentro do que está acontecendo agora e de como você usa suas mãos para entregar o conteúdo.

Se entender Social Media, em um mundo onde temos grandes mídias sociais, pode parecer fácil, mas não é. Primeiro: muitos creators (criadores de conteúdo) acham que são Social Media e vice-versa.

Criadores de conteúdo viralizam conteúdos de humor e acham que isso pode ser utilizado para quaquer marca, por exemplo (e claro que o Social Media pode utilizar o humor dentro da comunicação de uma marca).

Você não vê a Rolex fazendo reels ou postando imagens de memes, por exemplo.

Por isso que é importante saber qual função você empenha melhor entre as duas.

Mas Marcos, as duas coisas não se misturam uma hora? Sim! Mas o compromisso da Rolex, por exemplo, é transmitir a essência e pegada da marca. O criador de conteúdo precisa produzir conteúdos que não necessariamente tem um propósito explícito de marca.

Outro ponto para se entender Social Media é saber se você consegue seguir planos, traçar metas e metrificar todos os conteúdos postados nas redes sociais que a marca ou que a sua marca está.

Quando não se mede o que é feito, não se faz nada e não abre espaço nenhum para uma futura melhoria.

O que se mede, se eleva. O contrário, não.

Até os criadores que não medem seu engajamento e números nas mídias sociais, não estão conseguindo fechar grandes publis. O jogo cada vez fica mais profissional e deixa a competição pela atenção das pessoas lá em cima.

Quando abrir minha agência de Social Media?

Já que escrevi no post de “como ser um social media” (só clicar), venho explicar um pouquinho da transição de Social Media de agência ou empresa para Social Media empreendedor.

Primeiro ponto de todos, mesmo quando ainda estiver trabalhando dentro de um dos dois modelos citados, organize e abra seu MEI (Micro Empreendedor Individual).

Se você quer empreender, já comece fazendo o certo e já comece sendo uma empresa para poder emitir nota quando precisar e já ir se acostumando com os impostos, mesmo o MEI sendo apenas um.

Você pode saber a melhor maneira de abrir seu MEI clicando neste link aqui.

Como você já percebeu, para começar a trabalhar como Social Media agência ou o gestor de mídias sociais para marcas é preciso carregar ambas funções.

Meu conselho é que você tente fechar parcerias com design, gestor de tráfego ou redatores para conseguir aumentar o número de clientes, mas sempre com qualidade, e começar a preparar a segunda parte do plano: o famoso pé de meia como empresa.

Para não passar nenhum perrengue, além dos normais quando se começa uma empresa, é importante ter um valor considerável para pagar o seu salário. Sim, você não leu errado.

É importante separar a pessoa jurídica da pessoa física para não complicar a saúde da sua empresa e não complicar a sua vida pessoal.

Outro ponto para que você considere  abrir sua agência é entender quando você realmente está gerando resultados para os até então, freelas que você atende.

Quero definir resultados, não só no quesito vendas, porque você é responsável por adequar a mensagem da marca nas mídias sociais e, depois disso, a marca precisa ter os contatos munidos de um bom atendimento e bom vendedores para fechar o trabalho feito com a publicidade online.

Quando se trabalha com uma marca, em ambiente online, criar um ambiente em que as pessoas se sintam convidadas a participar é muito importante.

Cuidar das comunidades é importante para que o Social Media entenda como gerar resultados através dos insights que as pessoas/consumidores podem entregar à uma marca.

Neste post você já se deparou com alguns vídeos que complementam o tema de hoje. Aqui embaixo, vou deixar um vídeo que você pode entender mais e, como complemento, vou deixar o link do meu e-book gratuito: “tudo sobre social media 3.0”.

 

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