Como começar na carreira de Social Media?

Em sete anos trabalhando como Social Media e, em outras partes dentro da área de marketing, um dos maiores problemas que muitas marcas e empreendedores têm dificuldades para entender é sobre o que faz um social media.
E isso deixa o mercado totalmente desregulado perante as pessoas que olham para essa carreira de forma positiva e para as pessoas que pensam em começar da maneira certa dentro da carreira.
Por isso, o conteúdo de hoje vai te contar como uma pessoa pode começar na carreira de Social Media.
Dentro deste texto será apresentado um passo a passo sobre essa carreira, que você também pode encontrar como gestor de mídias sociais ou analista de redes sociais, e que está crescendo muito nos últimos cinco anos.
Primeiramente vamos entender o seu contexto.
O que é Social Media?
Social Media é um termo que vem do inglês e nada mais é do que a tradução de mídias sociais ou redes sociais. Aqui no Brasil, foi adotado esse nome para os profissionais responsáveis por gerenciar os perfis de marcas e empresas dentro do aspecto profissional.
O que faz um Social Media na prática?
Quem trabalha como Social Media recebe inúmeras perguntas de pessoas que não conhecem a área ou pessoas que estão iniciando nesta carreira, me perguntam “o que faz um Social Media?”
Tarefas como planejar, organizar, criar conteúdo e mensurar as ações nas mídias sociais, são alguns postos-chave.
As pessoas utilizam as redes sociais há muito tempo, desde o Orkut, que é a primeira grande rede social, até o TikTok que foi o último grande destaque entre as plataformas.
Você, que está lendo esse texto, provavelmente está na frente do seu computador ou lendo esse artigo no celular e, a qualquer momento, pode entrar em uma mídia social para engajar com seus amigos.
Mas a real importância deste post é responder essa pergunta: o que faz um Social Media?
Basicamente, o trabalho de um Social Media nos dias de hoje é gerenciar perfis nas mídias sociais de maneira estratégica e harmônica com os propósitos de uma marca, seja ela pessoal ou empresarial.
Para deixar mais claro, a pergunta certa que vou responder é como gerenciar perfis dentro de uma mídia social.
Esse é um processo que o Social Media precisa buscar elementos necessários para entender melhor uma marca. De nada adianta você criar conteúdos sem entender a história da marca e a história da construção de um produto e serviço.
Quando alguém fala sobre gerenciar, algumas pessoas não compreendem o real significado desse cargo. Gerenciar é tomar decisões estratégicas e táticas para guiar os objetivos e metas do cliente que está sendo atendido do ponto A para o ponto B.
No caso do Social Media é coletar todas e mais importantes informações sobre uma marca para contar sua história de maneira criativa dentro da mídia social que uma marca precisa estar.
Para tomar essas decisões o conhecimento do profissional precisa ser amplo (sobre o seu segmento, neste caso marketing) e específico (no caso, o segmento do cliente).
Tudo isso para proporcionar as melhores oportunidades para que a comunicação flua de maneira orgânica para destacar a empresa como uma autoridade em seu segmento.
Como se tornar um Social Media?
Agora que você se familiarizou com o termo Social Media e já sabe o que ele/ela faz, vamos descrever como planejar a sua carreira. O primeiro ponto é: entender quais são seus serviços
Em 2024 existe Social Media que ainda trabalha no formato freelance (que é quando você faz trabalhos esporádicos
para uma marca/empresa).
Existe, também, o Social Media que trabalha no formato fee mensal (que nada mais é quando o Social Media fecha um contrato mensal de três, seis ou 12 meses de trabalho e recebe em valor mensal).
Esse são os dois formatos mais conhecidos no mercado atual de marketing e que fazem parte de um modelo que se perpetua em quase todos os mercados que a prestação de serviços é aplicada.
Você, que está começando na área, pode utilizar esses dois modelos sem medo. Eles são eficazes e irão te dar uma boa margem nesse começo da sua nova fase como empreendedor(a).
O que você pode entregar neste dois modelos? Você pode entregar a gestão da mídias sociais como: planejamento estratégico, planejamento de conteúdo e comunicação, estratégia para os canais que a marca
vai trabalhar (exemplo: Instagram e TikTok) criação e produção dos vídeos e entrega dos relatórios.
Sim! Mesmo sendo freelance, você pode entregar um relatório sobre as demandas que você trabalhou com a marca, Social Media. Ao fazer isso, você demonstra profissionalismo e já começa a passar uma confiança para o responsável da empresa. Tudo isso porque você, mesmo não tendo nenhum vinculo de prestação de serviço formal, está entregando um serviço de qualidade, além do serviço mais “braçal” e essa entrega acaba criando uma possibilidade para que você seja o gestor da marca em um futuro próximo.
Modelos de Social Media alternativos
Depois de explicar os modelos mais tradicionais de contratos na área de Social Media, agora venho te apresentar
alguns modelos alternativos e que estão tomando forma de 2023 pra frente.
Social Media roteirista de Reels
Os vídeos estão tomando forma dentro das mídias sociais (isso você já sabe).
Agora, como esses vídeos estão gerando novas demandas é o que você vai entender agora.
Com empresas apostando cada vez mais em reels e shorts, o modelo de vídeo curto do Youtube, a contratação de um Social Media especialista só para a escrita destes conteúdos está crescendo exponencialmente de 2023 para cá.
O que diferencia esse profissional dos demais é que mesmo ele exercendo essa função o valor cobrado pelo serviço é bem parecido com os modelo tradicionais explicado para você anteriormente.
Quais são as reponsabilidades de quem exerce essa função? Explicarei agora:
- Criatividade para entender os melhores cenários;
- Adaptação da mensagem da marca para deixar a comunicação uniforme;
- Entender as práticas para prender o usuário no conteúdo proposto;
- Saber o tom de voz de marca para deixar a mensagem coesa com o público-alvo
- Recriar posts antigos (estático e carrossel) resinificando a mensagem do produto/serviço.
E assim, você entende como essa nova fase do Social Media está começando.
Estrategista de Marcas nas mídias sociais
Sim! você pode apenas criar a estratégia para cada mídia social e entregar para a equipe de marketing da empresa para que ela execute e desenvolva todas as peças para serem postadas de acordo com um calendário feito por você.
Esse trabalho também é conhecido como ‘Planejamento’ (um cargo que vem sendo extinto das agências e está deixando o Social Media sobrecarregado)
O trabalho consiste em:
- Identificar as tendências nas mídias sociais
- Fazer um benchmarking sobre os concorrentes da marca
- Apresentar quem é o público-alvo da marca e qual a mensagem chave para ser o mantra da comunicação
- Identificar os influenciadores que podem trabalhar com a marca a curto e longo prazo
- Mostrar a mensagem da marca de uma maneira criativa e que associe os produtos/serviços
- Desenvolver um plano tático para que os posts sejam postados
- Entregar um cronograma para que a equipe saiba quando e em qual mídia postar
O planejamento de uma marca para as mídias sociais é o pilar principal para o crescimento de uma marca. O próximo ponto é para você que deseja se especializar.
Social Media especialista em apenas uma mídia social
Quanto mais especialista um profissional é, melhor ele consegue valorizar seu serviço (em questão do quanto cobrar também).
Se especializar em Instagram, Linkedin, Tiktok, Pinterest e Youtube, vai definir o quanto o seu trabalho será crucial para uma marca.
Um especialista de Instagram, só se preocupa em criar ou adaptar conteúdo de uma marca para essa mídia. Isso te faz garantir uma condição única de entregas e foco.
Um dos maiores exemplos é de uma das parceiras do projeto Social Media Marcos, Luize Oliveira, Social Media especialista em Linkedin. Seus produtos são voltados para a mídia social e ela só fecha os clientes por lá e apenas cria conteúdo para eles dentro desta plataforma.
Essa especialização gera muito mais recurso financeiro para ela e sua marca, cada vez mais, ganha reconhecimento dentro da plataforma.
Vamos agora para o último ponto deste tópico.
Social Media especialista em UGC

Fonte: Vista Social
Primeiro vou te explicar o que é UGC Content. A EBAC (Escola Britânica Criativa de Artes e Tecnologia) define o termo como um tipo de conteúdo feito por fãs de uma marca ou pessoas que realmente gostaram do produto ou serviço que utilizaram. Em resumo, são conteúdos (vídeos, fotos ou textos) publicados por consumidores e utilizados pelas marcas como uma estratégia competitiva.
Com essa definição, podemos entender que o Social Media pode fazer essa curadoria para uma marca e adicionar todos os conteúdos de maneira estratégica na comunicação da empresa.
Isso, porque, você ainda pode ser a pessoa que vai criar esses conteúdos com o produto ou serviço da marca, se tornando o UGC Creator da empresa.
Enquanto o UGC content é feito de forma espontânea por uma pessoa, o UGC Creator é contratado para produzir conteúdo para a marca, sendo remunerado pelo seu trabalho. Em alguns casos, esse creator sequer é um cliente da marca, mas recebe seus produtos para fazer fotos e vídeos e produzir o material que a empresa deseja.
E esses são os primeiros pontos para você começar na carreira de Social Media.
Crie e alimente suas mídias sociais
O princípio básico para todo Social Media: se você quer fechar clientes de Instagram, sua mídia de Instagram precisa estar atualizada sempre.
Por mais corrido que possa ser (pelo menos é o que eu escuto dos social media que são meus alunos) não adianta você querer fechar mais clientes sem deixar “o seu terreno limpo e bem cuidado”.
Isso vale para outras mídias sociais também. Quando você tem suas mídias ativas, você trabalha com testes de conteúdos que você pode utilizar para seus clientes também.
Outro ponto importante é que com suas mídias ativas, você pode criar um novo serviço como, consultoria de perfis ou até mesmo ofertar cursos e mentorias para os Social Media.
Esse é um tópico básico, mas que muitos profissionais esquecem de fazer.
Entenda como cada algoritmo funciona
Apesar dos algoritmos funcionarem de maneira parecida (todos querem te prender e ter a sua retenção) é importante identificar como cada post feito dentro do Linkedin, por exemplo, funciona.
Por quê? Para que você saiba a frequência que você vai criar post para essa mídia.
No Linkedin, você recebe uma postagem, dependendo da interação que ela tem, até três semanas depois que ela vai para o ar. Isso é total diferente do Instagram, por exemplo.
Entender sobre os algoritmos é deixar bem claro sobre como você vai trabalha em cada mídia social. Aqui embaixo deixei um vídeo sobre o algoritmo do Instagram.
Estude sobre Copywriting e Publicidade Offline
Os formatos dentro das mídias sociais são “quadrados”. Como Assim? É difícil gerar ideias diferentes que venham destas referências. Tudo isso porque, nos dias atuais, as pessoas criam sempre em cima de um propósito e aplicam, geralmente, as mesmas ideias.
Como você pode quebrar essas ideias? Estudando textos antigos, poemas e a Publicidade offline (outdoor, revistas, rádio e TV).
Como as pessoas têm sua atenção presa com diversos gatilhos, os profissionais de TV conseguem criar artifícios que, sempre que possível, podemos aprender e utilizar dentro de uma mídia social.
Os poemas e textos em revistas, por exemplo, também são fontes de criação que poucos profissionais utilizam. E assim, você como um Social Media profissional, cria novas maneiras de diferenciar a mensagem de uma marca dentro das redes sociais.
Este estudo capacita, e muito, o seu conhecimento a longo prazo.
Essas são práticas que utilizo desde 2017 para ser um Social Media e garantir que o meu trabalho seja reconhecido.