Quais são os aprendizados de um Social Media depois de 7 anos trabalhando com as mídias sociais?
Hey, Social Media. Tudo bem?
Esse é o primeiro post que faço para este blog.
Espero ter você aqui por muito tempo. Se você já conhece o projeto, sabe que enrolar não é a minha praia.
Por isso, vamos ao conteúdo para que você não perca tempo. Seja bem-vinda e
bem-vindo.
Após sete anos mergulhado no universo das mídias sociais, percebi que o sucesso nesta área não é apenas sobre seguir as últimas tendências ou ter o maior número de seguidores.
É sobre estratégia, adaptação e, acima de tudo, entender o valor da simplicidade e do foco na marca. Aqui estão os aprendizados mais valiosos que quero compartilhar:

1. A Simplicidade para o Social Media é a Chave para Organização
Quando comecei, complicava desnecessariamente meus projetos, o que me fazia trabalhar o dobro.
Quando digo complicar, estou me referindo a usar ferramentas avançadas e que eu precisaria desdobrar
muito tempo para aprender, querer ter sempre a melhor ideia sem buscar referências do que é bom e não fazer o que tinha que ser feito, no quesito testar o que estava aprendendo.
Grande parte da jornada do Social Media é aplicar, dentro das redes sociais, o conhecimento adquirido nos estudos de marketing, publicidade e comunicação.
Por quê? Porque as mídias sociais são plataformas que aumentam a possibilidade de errar e corrigir a tempo. Por exemplo, enquanto que nas mídias off-line você não pode excluir o conteúdo, em um Instagram da vida, você tem dois botões em que simplesmente a correção de um conteúdo pode ser feita (o botão arquivar ou o botão excluir).
Aprendi que simplificar a organização dos projetos não só economiza tempo mas também esclarece o objetivo de cada ação. Isso permite uma execução mais eficiente e focada.
Fazer o simples é um princípio básico para sair do status amador e alcançar o status pró (assim como expliquei neste vídeo).
2. Descarte o que não funciona nas redes sociais
A comunicação precisa ser direta para seu público-alvo.
Como citei no tópico anterior, nem toda ideia vai servir para o Social Media em um planejamento de conteúdo, o que chamamos de plano tático também.
Se a estratégia adotada não está trazendo um resultado próximo do esperado, pense que você vai precisar encontrar o porquê dos conteúdos não estarem com uma boa performance, analisando os títulos, formatos e legendas.
Isso evita a perda de tempo e recursos em estratégias que não trazem resultados.
3. Documente tudo em sua jornada, Social Media
Todo projeto precisa ser gerenciado de uma forma única e eficiente para que as marcas obtenham os melhores resultados.
Quando me refiro a uma marca, também incluo a sua marca.
Sua agência precisa ter os processo desenhados para que você possa economizar tempo e direcionar as demandas de uma maneira padronizada.
Documentar todas as entregas, desde o brainstorming, o briefing, o planejamento estratégico e todos os seus documentos como: modelo de relatório, contrato de mídias sociais, proposta comercial e apresentação dos conteúdos mensais, passam um olhar profissional da sua agência, gerando um impacto ainda maior para fechar melhores clientes.
4. A importância de se distanciar das mídias sociais
Todo profissional criativo precisa parar de trabalhar com a criação de conteúdo por pelo menos um dia.
As redes sociais, praticamente, não são mais redes sociais.
O acumulo de informação, pode deixar a nossa mente totalmente esgotada e sem nenhuma inspiração.
Às vezes, a melhor maneira de encontrar inspiração para o trabalho é não pensar nele.
Atividades como jogar videogame, cantar no karaokê ou simplesmente relaxar com amigos podem rejuvenescer sua criatividade e dar-lhe novas ideias para projetos futuros.
5. Esqueça os algoritmos
Quando se planeja e cria para as pessoas, o algoritmo se torna algo irrelevante.
Depois que escrevi um conteúdo, me peguei pensando: “como o algoritmo enxerga isso?”. E esse foi um dos meus maiores erros.
Escrever para as pessoas só faz as pessoas ativarem o algoritmo.
Quem ativa o algoritmo não é o Social Media (no quesito ferramenta e plataforma)
Só uma pessoa pode ativar um algoritmo deixando sua interação e ação no conteúdo postado nas mídias sociais.
Então, crie para as pessoas para que elas possam ativar os algoritmos de uma maneira positiva.
6. Foque sempre na marca
Vendas são sempre importante. Mas sem uma marca elas não existem.
A marca é o ativo mais valioso nas redes sociais.
Tudo o que você faz deve visar, reforçar e elevar a percepção da sua marca.
Isso significa manter uma mensagem consistente, criar conteúdo alinhado com os valores da marca e engajar com seu público de maneira autêntica.
As pessoas sempre se engajarão com as marcas que pensam e criam para elas.
Pensar em produtos ou infoprodutos específicos e criar conteúdos que embalam a mensagem da marca dentro deles é sempre pensar em como contar histórias envolventes de uma marca.
Conclusão
Trabalhar com mídias sociais é uma jornada contínua de aprendizado e adaptação.
Os últimos sete anos me ensinaram que, acima de tudo, o sucesso vem de abordagens simples, autênticas e centradas na marca.
Espero que compartilhando esses insights, eu possa inspirar outros profissionais a encontrar seu caminho no dinâmico mundo das mídias sociais.