UGC Creator Brasil: o que é e o que faz esse criador de conteúdo?

O UGC Creator Brasil é uma modalidade que já acontece há algum tempo dentro das mídias sociais. Agora, o que esse post traz para você, é como fazer um UGC Creator para Marcas da maneira correta e o que é UGC Creator de uma maneira simples e prática.
O Marketing de influência está se mostrando a nova tendência para as marcas em um futuro próximo. O Banco Itaú já demonstrou que suas ações de marketing e publicidade estão nas mãos dos influenciadores.
Quando uma marca sabe quais são as boas práticas das mídias sociais, usar o UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é algo que, hoje em dia, está se tornando básico dentro de uma estratégia de comunicação.
O que é UGC Creator?
Esse termo é conhecido por aqueles profissionais que não possuem uma formação (já que não existem formações para essa área), mas que são oriundos das formações tradicionais, como publicidade e propaganda, marketing, comunicação ou outras áreas distintas. Como outras formações também precisam de comunicação, algumas pessoas se encontram no meio do caminho e conseguem desenvolver bem a função de UGC Creator Brasil.
O que esses profissionais fazem é criar conteúdos de produtos ou serviços de uma maneira diferente. Ao invés da marca só enviar o produto para um creator ou criador de conteúdo, o próprio criador de conteúdo pode testar esse produto durante alguns dias e criar um vídeo no Youtube, por exemplo, explicando de fato qual a melhor ou, infelizmente, pior característica desse produto ou serviço.
Apesar do termo ser novo, canais no Youtube, principalmente, no ramo da tecnologia, já traziam os chamados reviews ou unboxing, há muito tempo. Canais como Escolha Segura, Canal Tech, Be!Tech, Matheus Kise e outros tantos, são pioneiros em compartilhar suas opiniões sobre celulares, notebooks, tablets e outras ferramentas da tecnologia.
Outro segmento que faz isso muito bem e há muito tempo, é o segmento dos escritores ou fanáticos por leitura. É muito comum você encontrar reviews de livros de determinados gêneros.
E muitas vezes o que um UGC Creator diz sobre determinado produto influencia na compra de quem está do outro lado da tela.
As marcas percebendo isso, orienta os Community Managers e Social Media para “caçar” esses talentos dentro das
comunidades de cada segmento. Tudo isso para que as campanhas de marketing sejam aplicadas com mais assertividade. e direcionada para o público certo, assim como já escrevi neste post aqui sobre público-alvo (só clicar).
Qual a oportunidade de uma marca com o UGC Creator?
Com o valor das mídias subindo ano a ano, cada gestor de marca precisa entender como reduzir e gerenciar campanhas publicitárias de uma maneira que seja expressiva dentro da mídias (sejam elas offline ou online).
A oportunidade de uma marca se comunicar com seu público, nunca esteve tão forte como agora. Pense você, profissional de marketing, publicidade ou comunicação, o quanto de informação sobre Social Media e Tráfego Pago você recebe.
E para aumentar a ênfase no que disse antes, quantas indicações você recebe de um amigo que está na mesma área que você sobre cursos ou conteúdos de marketing com a prerrogativa de “ser muito bom” para crescer seus conhecimentos dentro da sua carreira.
Isso, apesar de não ser oficial, é um tipo de UGC Creator, só que feito por um amigo ou conhecido seu. Todas as marcas que trabalham de maneira correta e tem seus influenciadores ativos, estão criando portas para que novas pessoas conheçam o produto ou serviço e começam a criar um conteúdo sem ganhar nada em cima.
Voltando ao exemplo dos livros. Vamos supor que você viu uma indicação de livro da Paola Aleksandra, uma Youtuber Brasileira (canal dela aqui).
Você adquire o livro, lê, acha o conteúdo bom e compartilha com seu grupo de amigas.
Se cada uma fazer isso aliado ao um stories compartilhado com um marcação da Paola, estimula a Youtuber a criar mais conteúdos sobre esses livros e cada vez mais ela gera valor para que uma marca peça uma inserção (propaganda) dentro do seu canal.
Isso porque a pessoa que no caso marca a Paola, por exemplo, simplesmente pode criar uma sequência de stories criando conteúdo sobre o livro.
Por isso que quando explico UGC Creator Brasil, não me limito apenas as pessoas que ganham para criar um conteúdo sobre o produto. Você já pode ter feito um conteúdo no modelo UGC e nem ter se dado conta.
E esse é o maior benefício de uma marca investir em influenciadores que usam o UGC para criar conteúdo e uma renda para incentivar as pessoas a utilizarem as mesmas práticas, mas “sem pagar algo para elas”.
Isso seria uma adaptação do Marketing boca-boca dos anos 90’s e 00’s.
Creator vs UGC Creator
Nos últimos anos, a imagem do Creator está sendo minimizada pelos consumidores.
Muito por conta das falsas promessas causadas por marcas como a Blaze e algumas outras que, utilizaram de má fé alguns influenciadores, e que, influenciadores se aproveitaram da má fé dessas marcas para ganhar dinheiro e apenas isso (alô Carlinhos Maia).
Por exemplo, o relatório Building Better Connections da Nielsen (2022) aponta que cerca de 71% dos consumidores dizem confiar na opinião de influenciadores e creators.
Mas, diferente dos creators tradicionais, o UGC creator não precisa ter milhares de seguidores e uma grande audiência. Isso acontece pois, no caso do UGC creator, o que importa é apenas a qualidade do conteúdo que a marca irá receber para postar em suas próprias redes sociais, não sua audiência.
Na maioria das vezes, o UGC Creator sequer publica o conteúdo produzido em suas próprias redes sociais. Em muitos casos, o material é enviado diretamente para a marca, para que ela decida quando e como fazer a publicação.
UGC vs UGC Creator
Assim como expliquei nos parágrafos anteriores, todas as pessoas podem fazer o UGC em suas mídias sociais. Isso é um fato.
Mas, atualmente, existem pessoas que estão se especializando nesta prática, assim como a Ágape Joana (que basta clicar aqui para conhecer o trabalho dela) e, cada vez mais, estão sendo reconhecidas pelo seu trabalho.
Em ambos os casos há uma pessoa que não é parte da empresa produzindo um conteúdo sobre um produto ou serviço de uma marca.
Já o UGC Creator é contratado para produzir conteúdo para a marca, sendo remunerado pelo seu trabalho. Em alguns casos, esse creator sequer é um cliente da marca, mas recebe seus produtos para fazer fotos e vídeos e produzir o material que a empresa deseja.
Oportunidade para criadores de conteúdo
Por outro lado, para creators há a oportunidade de produzir conteúdo de marca, receber um retorno financeiro para isso, sem a necessidade de ser um influenciador que deve construir e manter uma grande audiência para ter parcerias com marcas.
Com isso, a pessoa que cria conteúdo pode manter o foco apenas na criação para marcas, com materiais de qualidade. Isso elimina a pressão de possuir um tema central para seus conteúdos e construir uma comunidade que se identifique com você.
O mercado de trabalho para o UGC Creator
Apesar de ser algo recente no mercado de produção de conteúdo, notamos certa similaridade entre UGC creators e freelancers produtores de conteúdo, que trabalham com demandas pontuais recebendo por um conteúdo específico ou um pequeno pacote de conteúdos, mas sem contratos fixos ou exclusivos com as marcas.
Um dos mercados mais promissores para UGC Creators no momento é os Estados Unidos, com marcas explorando cada vez mais esse tipo de produção de conteúdo. Analisando a #ugccreator nas redes sociais, já é possível encontrar diversos relatos de creators que faturaram acima de 2 mil dólares em um mês criando conteúdo para marcas.
Essa é uma tendência de produção de conteúdo que ainda não é muito forte no Brasil, mas isso não quer dizer que não teremos creators brasileiros entrando nesse movimento.
O ponto chave da parceria com UGC creators é a entrega de produtos para que eles possam produzir seus conteúdos. Portanto, este pode ser um mercado sem fronteiras e com grande potencial de crescimento.
A evolução desse novo modelo de criação de conteúdo é um sinal de que esse é um mercado em constante desenvolvimento e, quem trabalha na área, deve estar sempre
atento às novas oportunidades.
Qual é a questão por trás desse lance de UGC Creator?
Por um lado, podemos dizer que pessoas em redes sociais que criam conteúdo seriam, por excelência “UGC creators” de toda forma.
Por outro lado, há uma questão: quando alguém faz isso de forma paga, o lance de “orgânico” ou “espontâneo” que acompanha a definição inicial de UGC cai por terra, né?
Há algumas ângulos que a gente pode usar pra pensar sobre isso:
Palavras e definições evoluem, ainda mais quando falamos desse mundão da internet e do digital, em que tudo é muito novo e tá todo mundo se achando. Então, se a geração Z de creators trouxe uma nova definição ou uso pra UGC, tudo bem, vamos ver qual definição resiste ao tempo.
Como sempre, a gente defende que quem cria conteúdo digital com a finalidade de anunciar algo na rede social precisa, deve, necessita ser responsável. Se for criar conteúdo pra marca, sempre sinalize. Se for um conteúdo com carinha de UGC, que é pra parecer espontâneo, isso se torna ainda mais crucial.
Além de ser responsabilidade de creators ser transparente com o público, a lei brasileira é clara: publicidade precisa ser demarcada.
Como toda novidade, essa ainda não pegou por aqui — é uma análise da gringa. Mas, de novo, como toda novidade, é bem capaz de vermos isso realmente “viralizando” por aqui (trocadilho proposital). Bora ficar de olho e já começar da melhor maneira possível?
Entendendo que conceitos mudam e sendo claros com a audiência, os dois pontos anteriores, nos parecem boas diretrizes.