O que faz um Social Media na prática?
Nos 7 anos que trabalho como Social Media, pessoas que não conhecem a área ou pessoas que estão iniciando nesta carreira, me perguntam “o que faz um Social Media?”
Tarefas como planejar, organizar, criar conteúdo e mensurar as ações nas mídias sociais, são alguns pontos-chave.
Neste texto, vou te contar o que faz parte da rotina da profissão.

O que é Social Media?
Social Media é um termo que vem do inglês e nada mais é do que a tradução de mídias sociais ou redes sociais. Aqui no Brasil, foi adotado esse nome para os profissionais responsáveis por gerenciar os perfis de marcas e empresas dentro do aspecto profissional.

O que faz um Social Media?
As pessoas utilizam as redes sociais há muito tempo, desde o Orkut, que é a primeira grande rede social, até o TikTok que foi o último grande destaque entre as plataformas.
Você, que está lendo esse texto, provavelmente está na frente do seu computador ou em lendo esse artigo no celular e, a qualquer momento, pode entrar em uma mídia social para engajar com seus amigos.
Mas a real importância deste blog é responder essa pergunta: o que faz um Social Media?
Basicamente, o trabalho de um Social Media nos dias de hoje é gerenciar perfis nas mídias sociais de maneira estratégica e harmonica com os propósitos de uma marca, seja ela pessoal ou empresarial.
Para deixar mais claro, a pergunta certa que vou responder é como gerenciar perfis dentro de uma mídia social.
Esse é um processo que o Social Media precisa buscar elementos necessários para entender melhor uma marca. De nada adianta você criar conteúdos sem entender a história da marca e a história da construção de um produto e serviço.
Quando alguém fala sobre gerenciar, algumas pessoas não compreendem o real significado desse cargo. Gerenciar é tomar decisões estratégicas e táticas para guiar os objetivos e metas do cliente que está sendo atendido do ponto A para o ponto B.
No caso do Social Media é coletar todas e mais importantes informações sobre uma marca para contar sua história de maneira criativa dentro da mídia social que uma marca precisa estar.
Para tomar essas decisões o conhecimento do profissinal precisa ser amplo (sobre o seu segmento, neste caso marketing) e específico (no caso, o segmento do cliente)
Tudo isso para proporcionar as melhores oportunidades para que a comunicação flua de maneira orgânica para destacar a empresa como uma autoridade em seu segmento.
Agora que você sabe o que um Social Media faz, é importante te contar que você também encontra esse cargo com o nome de gestor de redes sociais ou analista de mídias sociais no mercado tradicional de trabalho.
Como é a rotina de trabalho de um Social Media?
Com o amadurecimento da carreira de Social Media, a rotina, a cada ano que passa, ganha novas camadas. Muitas pessoas estão vivenciando o prazer de trabalhar no formato home office ao conseguirem criar sua agência. Mas, de modo geral, Como a rotina do gestor de mídias sociais funciona?
Muitas mudanças acontecem com a internet que, cada vez mais, é municiada com conteúdos de todos os segmentos e formatos. Com as plataformas Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Linkedin, entre outras, a evolução na maneira de se comunicar está promovendo muita entrega e criatividade por parte do Social Media.
Realizei uma pesquisa e encontrei de uma maneira clara, e que estão de acordo com o que eu penso e coloco em prática no dia a dia, no site da RD Station, algumas atividades atividades que o Social Media pode exercer.
1. Planejamento de Conteúdo
Planejar é necessário quando se trabalha com marketing, publicidade e comunicação.
Como essa gestão de redes sociais pode ser feita com outros profissionais (designers, gestores de tráfego, redatores publicitários e profissionais de T.I.) é importante planejar cada etapa que um conteúdo será compartilhado nas mídias sociais.
Para que isso faça mais sentido é sempre importante planejar o conteúdo olhando para as cinco etapas do funil de marketing (descoberta, consideração, conversão, experiência própria e experiência compartilhada) que você pode conferir clicando aqui.
A importância de desenvolver esse conteúdo estratégico é para seguir uma linha de raciocínio lógica: hoje, dentro das mídias sociais, não se pode vender o tempo todo, as mídias nem foram feitas pra isso.
Quando se segue um funil, como explicado anteriormente, o Social Media oferece para a pessoa que está do outro lado da tela, mais informações dentro dos formatos de conteúdo proposto pela marca.
Esses conteúdos estão divididos em: Informações e Educação sobre segmento da empresa (descoberta), entretenimento e a história da marca (consideração) e ofertas do produto em um último estágio (conversão).
As outras etapas do funil acontecem logo após aqueles clientes interessados estarem consumindo o produto ou serviço. Aqui, quem controla as ações, no quesito contéudo, é o cliente.
Outros pontos importantes para se definir no planejamento de conteúdo:
1.1 Canais
Como citado anteriormente, os principais canais são grandes fontes de comunicação para o Social Media compartilhar o propósito da marca e as soluções do produto de um cliente.
Com uma análise bem feita nos atuais dados dos perfis do seu futuro cliente, entenda quais formatos já deram certo, quais mídias a resposta do público teve mais força e se, caso precise, qual será a verba direcionada para potencializar os conteúdos que se destacam dentro da mídia. Tudo isso para que você não disperdice esforços em redes sociais que o público não tem a força que uma marca precisa para gerar engajamento.
Importante dizer que, quando surge uma nova rede social, se antenar e analisar o que mais funciona e como está sendo produzido conteúdo dentro dela é um ponto-chave para começar introduzir uma empresa nas conversas que estão gerando movimentos lá dentro, assim como deixei neste post aqui.
1.2 Linhas editorias
As linhas editorias são o que trilham a sua produção de conteúdo dentro do planejamento de conteúdo citado acima. Algumas marcas e Social Media, trabalham o entretenimento como uma linha editorial e a educação como uma segunda linha editorial.
Esses dois exemplos são para ilustrar o que você identificou no briefing e, consequentemente, no planejamento estratégico feito para a marca em que está trabalhando. Marketing não é mágica, publicidade não é arte e a comunicação é o caminho para formatar a percepção das pessoas com uma marca. Quando se define essas linhas editorias, fica mais fácil de identificar a linguagem que será aplicada na rede social.
1.3 Quantos posts fazer?
Quando o Social Media analisa o contexto e o segmento de uma marca, ele identifica que as respostas das pessoas variam entre um ou dois dias. Isso acontece por conta do algoritmo das mídias sociais. Cada uma tem um período em que entrega o conteúdo postado por mais ou menos tempo.
Muitas marcas ainda determinam que apenas duas postagens por semana é necessário, sem olhar para o que os próprios dados do Instagram, por exemplo, mostram para ela.
Citar o exemplo do Instagram é dizer ao Social Media para que ele não negligencie isso.
Quem acompanha o projeto a mais tempo, sabe que a última coisa que eu vou te dizer é para o Social Media determinar um número x de posts por semana. JAMAIS! Sua estratégia precisa estar de acordo com o que foi planejado e identificado como objetivo a ser alcançado pela marca, porque ela vai definir o volume de conteúdos necessários para uma campanha de quinze dias, por exemplo.
Quando cruzamos esse dados do Instagram com os do Youtube, por exemplo, a entrega de conteúdo é totalmente diferente. Com isso, a frequência já muda e o que vai prevalecer é a qualidade de cada conteúdo postado (aqui quero dizer em todas as redes sociais).
2. Criação de Conteúdo
Como entender a criação conteúdo para as mídias sociais?
Vou relatar aqui o passo a passo para que a criação de contéudo possa ser realizada:
- Contar a história da marca de maneira criativa
- Gerar e salvar ideias criando novos conceitos
- Entender sobre audiência
- Realizar um planejamento
- Preparar posts que geram impacto
- Aplicar os formatos de posts que melhor performam
- Desenvolver textos criativos para as mídias sociais
- Chamar a atenção na produção do vídeos
- Entender como explorar o algoritmo ao seu favor
Esses passos fazem o Social Media se especializar na criação de conteúdo para todas as redes sociais, determinando o seu posicionamento e destacando empresas como autoridades.
Se permitir ser criativo e andar com as próprias pernas, faz o Social Media ter maiores resultados e, consequentemente, conquistar mais espaço dentro do mercado.
Que tal se tornar um especialista na criação de conteúdo? É isso que você encontra no treinamento Tudo Sobre Criação de Conteúdo.
3. Agendamentos das Postagens
Existem maneiras de facilitar o seu trabalho de Social Media e o agendamento de posts é umas das principais.
O grupo Meta tem uma ferramenta exclusiva para nós, usuários, utilizarmos de maneira gratuita e poder agendar as postagens planejadas. O Meta Business é um programa que, além de agendar esses posts, também te entrega análises das performances dos conteúdos orgânicos versus os pagos e muito mais.
Pense que depois que você definiu o período da campanha, a estratégia e os formatos, só falta deixar tudo pronto e conferido para poder descansar sua cabeça e garantir que tudo entrará na mídia social que tem a melhor performance para o cliente que você atende.
Outro recurso que o Social Media pode utilizar, também, são as plataformas pagas. Já citei aqui a plataforma da RD Station e agora vou acrescentar a Mlabs para que você consiga trabalhar com as mídias que não são exclusivas da empresa Meta, como o Facebook, Instagram e Whatsapp.
4. Monitoramento e Análise de resultados
Em todos os tópicos acima você precisa levar tempo para planejar, criar e executar as ações de marketing e comunicação de uma marca.
Para saber o resultado de tudo isso, como por exemplo, post que mais funcionou, de onde as pessoas interagiram mais, qual a resposta perante os conteúdos e se as metas de vendas foram alcançadas, é preciso monitorar esses processos.
Entender onde está acertando e onde está errando é primordial para melhorar cada vez mais dentro da carreira.
Ou seja, se a meta com um contéudo é gerar comentários para iniciar uma conversa, o post precisa ser planejado para isso e mensurado apenas com essa métrica para que você não tenha uma dispersão de deteriminado conteúdo.
Isso facilita o seu trabalho e sua agilidade para corrigir pequenas falhas caso tenha algum erro.
Alguns exemplos de análises que você pode fazer:
- Formatos que mais engajam;
- Dias e horários que mais engajam;
- Categorias que mais engajam;
- Tipos de CTA que mais geram ações;
- Comparativos mensais;
- Comparativos anuais;
- Performance quinzenal — você pode adequar a periodicidade conforme o seu planejamento.
Na MLabs temos essas análises quinzenais para podermos otimizar o trabalho conforme a frequência de criação de conteúdo.
Lembre-se, o Social Media atua dentro do Marketing como um promotor da mensagem de uma marca. Caso você esteja sendo aliciado por um guru de marketing, agora seu conhecimento não te permite estar dentro deste cenário complicado dentro da publicidade.