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Semana do Brasil 2024

Semana do Brasil 2024: o que é e como vender produtos no mês de setembro

A espécie de Black Friday brasileira, já que essa semana foi inspirada nesse modelo estadunidense, a Semana Brasil é um evento criado pelo Governo Federal com o objetivo de movimentar a economia do país no mês de setembro.

A primeira edição aconteceu em 2019 e estaremos completando 6 anos de campanha em 2024.

Neste ano de 2019, a campanha gerou descontos de até 80% nas mais diversas categorias de produtos e serviços.
Como resultado, o comércio obteve um aumento de vendas de aproximadamente  41% em relação às vendas nessa mesma época no ano anterior, segundo dados da Ebit/Nielsen.

Em 2020 a campanha arrecadou R$2,3 bilhões, em relação à 2019, ano que a Semana do Brasil teve sua primeira
edição, de acordo, também, com a empresa Ebit Nielsen.

No decorrer dos anos, os números mostraram que o brasileiro se adaptou muito bem as ofertas desta campanha proposta pelo Governo Federal.

Agora, como funciona a Semana Brasil e como você pode trabalhar durante essa semana, vou te contar aqui embaixo.

1. O que é e como começou a Semana do Brasil?

Como já explicado, a Semana do Brasil é organizada em um parceria do Governo Federal com as principais empresas varejistas do país.

O intuito da campanha é acontecer na primeira semana de setembro, em homenagem ao dia da independência que acontece no dia sete de setembro.

Ela é voltada não somente para grandes empresas como também para os microempreendedores, e engloba diversos setores de vendas. Empresas públicas também fazem parte do evento e oferecem suporte aos participantes, com ações, por exemplo, do Sebrae.

Participam da Semana do Brasil lojas físicas e lojas virtuais/e-commerces.

Se interessou pela iniciativa e quer que a sua loja virtual faça parte do evento? Todos os setores podem entrar nessa ação, desde lojas de eletrônicos, roupas e acessórios até agências de viagem e restaurantes. A edição do ano passado incluiu, por exemplo, prestadores de serviços, como academias e clínicas de estética.

2. Como sua empresa pode participar da Semana do Brasil?

Podem participar da Semana do Brasil empresas de grande, médio ou pequeno porte, e para isso é preciso fazer sua inscrição no site oficial do evento, no site do Governo Federal.

Ao realizar seu cadastro, você poderá baixar o material de divulgação oficial da campanha. A dica é incluir esses materiais em seu site e redes sociais, pois a ideia é dar mais visibilidade para a data e, consequentemente, para sua marca. A divulgação do evento fica por conta do Governo Federal.

Um ponto de atenção é que, apesar de parecer verdadeiro, o site semanadobrasil.com não é o oficial da iniciativa. A página da edição de cada ano ainda é divulgada um pouco antes de faltar um mês para o mês de setembro, então, é importante ficar de olho nos canais oficiais do governo.

Para quem vende em marketplaces, uma dica é acompanhar as comunicações das marcas. Afinal, os maiores marketplaces do país costumam participar da Semana do Brasil, fazendo campanhas especiais para o evento.

As inscrições são liberadas em média um mês antes do evento, mas você pode criar seu plano de ação desde já!

3. Semana do Brasil nos marketplaces

Alguns dos maiores marketplaces do Brasil, como Mercado LivreAmericanas.com, Amazon, Magalu, Shopee, Casas Bahia, AliExpress, Submarino, Netshoes, Extra e Kabum geralmente participam da Semana do Brasil promovendo descontos e fazendo campanhas publicitárias para atrair os consumidores.

Para as marcas que vendem em marketplaces e desejam participar das campanhas das grandes plataformas, basta ficar atento aos comunicados de cada marketplace para inscrever seus produtos nas promoções.

Os dados são de pesquisa realizada pela netrica.com divulgada pelo E-commerce Brasil.

4. Marketplaces são os maiores e-commerces do brasil

Os marketplaces tendem a crescer cada vez mais, pois é uma maneira que as grandes marcas conseguem ter uma cartela grande e completa de produtos disponíveis para todas as regiões do Brasil.

Existem opções de marketplaces para todos os segmentos de empresas, desde os mais diversificados (como Mercado Livre e Amazon, que vendem diversas categorias de produtos) até aqueles com um portfólio de produtos nichados (como MadeiraMadeira que é focada em produtos para casa).

As categorias que cada marketplace aborda devem ser levadas em consideração pelos lojistas para uma escolha estratégica de quais canais de vendas anunciar seus produtos. 

5. Semana do Brasil e lojas virtuais

Além de participar das campanhas dos marketplaces, quem tem sua própria loja virtual pode aproveitar todo o marketing gerado pelas grandes marcas na mídia e planejar suas próprias campanhas.

Selecione seus produtos, dê descontos atrativos nos dias da Semana do Brasil, sinalize os itens em promoção e divulgue para seu público através de anúncios de mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, entre outros meios de comunicação com seus clientes.

6. Dicas para aproveitar a Semana do Brasil

Para aumentar suas vendas durante a Semana do Brasil é preciso preparo e saber aproveitar as oportunidades. Por isso, selecionei algumas dicas para você considerar no seu planejamento e aproveitar muito bem a Semana do Brasil no seu negócio!

6.1. Dê descontos reais e seja honesto com seus clientes

Não dê um aumento alto no preço dos seus produtos antes da Semana do Brasil para dar descontos falsos depois.
Os consumidores estão atentos a esse tipo de prática, que é conhecida como “tudo pela metade do dobro”.  Eles consultam o histórico de preços e os concorrentes para checar se os descontos são verdadeiros. Além dessa atitude ser antiética, prejudica a sua marca e te faz perder vendas ao invés de ganhar.

Portanto, dê descontos realistas nos itens que você pode inserir na promoção e não tente enganar os clientes. O que você pode fazer é evitar promoções nas semanas que antecedem a Semana do Brasil para dar desconto exclusivamente nos dias da campanha.

6.2. Trabalhe o senso de urgência: mostre que os descontos são por tempo limitado

Promoções como Semana do Brasil e Black Friday vendem muito por conta do senso de urgência e do impulso dos consumidores, que passam a ter “medo” de perder uma vantagem na compra de um item.

Por isso, nas suas divulgações, avise que a promoção é por tempo limitado e enquanto durar o estoque; coloque contagem regressiva para os descontos; ou avise quando estiver nas últimas unidades, entre outras ações nesse modelo.

6.3. Faça promoções relâmpagos

Promoções relâmpagos são aquelas sem aviso prévio e que duram por pouco tempo, como os descontos que algumas lojas divulgam na madrugada ou promoções com poucas horas de duração.

6.4. Acompanhe os preços dos seus concorrentes

Monitore os descontos dos concorrentes durante a Semana do Brasil, isso pode te ajudar a encontrar algumas possibilidades de novos descontos para a sua loja para se destacar perante a concorrência.

Algumas empresas dão descontos muito maiores que os concorrentes em poucos produtos para usá-los como
isca para atrair consumidores para a loja e incentivar a compra de outros produtos.

6.5. Não deixe a experiência do cliente de lado

Campanhas temáticas do varejo sempre ajudam a trazer novos clientes. É uma ótima oportunidade para os empresários divulgarem suas marcas, aumentarem sua reputação nos marketplaces e usarem estratégias para fidelizar clientes. Para isso, é muito importante não deixar de lado os investimentos na experiência do cliente.

Continue investindo em unboxing experience para divulgar sua loja, mantenha a agilidade nos envios e a alta qualidade nas entregas, sempre com excelência no atendimento.

6.6. Trabalhe os descontos de maneira estratégica

Analisar como está a saúde financeira do seu negócio e planejar detalhadamente como serão os descontos é
essencial para que a sua campanha tenha muito sucesso e não se transforme em prejuízo.

Planeje com antecedência seus descontos, considere sua margem de lucro, confira quais são os produtos que
estão parados no estoque há muito tempo (e que podem ser incluídos nas promoções) e estude como está o fluxo de caixa da sua empresa. Tudo isso pode te ajudar a traçar planos mais assertivos de promoções e obter sucesso nas vendas.

6.7. Faça testes para a Black Friday

Falando em Black Friday, a Semana do Brasil também é uma excelente oportunidade para se preparar para o evento do final de novembro.

A partir dos resultados das ofertas e ações realizadas em setembro, é possível identificar as melhores estratégias de marketing e vendas para replicar na Black Friday.

Além disso, você pode testar a infraestrutura do e-commerce nos dias de pico de vendas da Semana do Brasil. Dessa forma, se o seu meio de pagamento cair nesse período, por exemplo, ainda dá tempo de trocar a sua tecnologia a tempo da Black Friday.

Em suma, a Semana do Brasil é uma data relativamente nova do calendário do e-commerce, mas que tem
crescido e pode ajudar a impulsionar as vendas no segundo semestre.

6.8. Separe os produtos por data

Para se planejar para a data, com os dados em mãos a respeito do perfil do seu cliente, é importante separar
quais serão os produtos que farão parte desta ação. Assim, você já consegue gerenciar o estoque com mais precisão e focar no que precisa investir para realizar as promoções.

Além disso, é possível trabalhar em uma divulgação mais específica, pensando em cada categoria de produto, e criar uma estratégia de venda que realmente converse com seu público.

Por exemplo, se sua loja é especializada em produtos para cuidados com a pele, você pode criar um desconto
somente para os hidratantes faciais. A partir disso, fazer uma campanha nas redes sociais conversando sobre
a importância de hidratar todos os tipos de pele.

Isso é diferente do que simplesmente anunciar “desconto de 10% sobre todos os itens” porque fala diretamente com uma dor de seu cliente, ao mesmo tempo que pode tirar dúvidas. Mesmo que haja promoções em diversos setores, é possível pensar em campanhas personalizadas para cada um.

No caso das lojas cadastradas no markeplace Amazon, é possível aproveitar os dados oferecidos pelo assistente
de vendas, para fazer uma análise ainda mais aprofundada e se planejar de uma forma melhor.

6.9. Foque no atendimento

As estratégias de marketing fazem toda a diferença quando o assunto é conseguir com que uma empresa, loja ou marca, ganhe destaque e se torne conhecida pelo seu público. Em um meio tão competitivo como a internet, é preciso pensar em maneiras de se destacar e de ser visto.

Participar de uma ação como a Semana do Brasil é uma oportunidade, mas, para isso, é preciso criar estratégias de
comunicação eficientes, com uma campanha voltada para a divulgação do evento.

Use as redes sociais da sua loja para isso, crie um conteúdo de qualidade para chamar atenção dos consumidores e que informe com clareza quais são as promoções.

Divulgue também as maneiras com que o cliente pode entrar em contato com você. O e-mail marketing é outra ferramenta que pode ser utilizada para conversar com seu público, além de investir em anúncios pagos no Facebook, Instagram  e no Google

Mas, as ações não param por aí. Não basta somente fazer a divulgação, é preciso mostrar para seus consumidores que você está focado em atendê-los com qualidade. Por isso, fique atento às mensagens recebidas por todos seus canais de comunicação.

Organize uma estrutura na sua empresa para responder aos clientes com rapidez e clareza. Isso é uma forma de
passar credibilidade e fortalecer o relacionamento com eles.

Não se esqueça do pós-venda para loja virtual, envie um e-mail perguntando sobre a satisfação do cliente, mande um cupom para a próxima compra. Essas iniciativas auxiliam com que ele se lembre da sua empresa e que volte a considerá-la quando precisar de outros produtos.

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